Londres 2012: muito além dos Jogos Olímpicos

Londres é uma das capitais com maior concentração de pontos turísticos do mundo. São tantos, que fica difícil escolher e ter tempo para conhecer cada um deles. Confira agora a lista que preparamos com os melhores deles

  
  
Stonehenge: Para que elas serviam? Como foram construídas? Estas perguntas ainda não têm resposta

Por Dennys Marcel

Antes das tão faladas Olimpíadas de 2016, no Rio de Janeiro, teremos uma parada na Europa, em Londres, no Reino Unido. De 27 de julho a 12 de agosto, o mundo voltará as atenções para a cidade inglesa, que sediará os Jogos Olímpicos deste ano. Para quem pretende ir assistir ao maior evento esportivo do mundo ao vivo, selecionamos um roteiro fora dos grandes estádios e bem longe dos recordistas mundiais.

Londres é uma das capitais com maior concentração de pontos turísticos do mundo. São tantos, que fica difícil escolher e ter tempo para conhecer cada um deles. Por isso, é recomendado que antes de entrar no avião, tenha em mãos um bom roteiro para se aventurar pela capital do Império Britânico.

Confira agora a lista que preparamos com os melhores pontos turísticos para você conhecer nesta visita à Cidade Olímpica. Todos eles ficam dentro de Londres, porém um em especial, é fora da cidade: as ruínas de Stonehenge, Patrimônio Mundial da Humanidade pela Unesco.

Os Routemasters, como são conhecidos os tradicionais ônibus londrinos, foram trocados por uma versão mais moderna e segura

Stonehenge
Localizadas a cerca de 100 quilômetros de Londres, as imensas pedras, com mais de cinco mil anos, e com mais de 5 metros de altura estão postadas, misteriosamente, em forma de círculo. Para que elas serviam? Como foram construídas? Estas perguntas ainda não têm resposta, apenas se sabe que no dia 21 de junho (início do verão na Europa), o sol nasce exatamente na direção da pedra principal, proporcionando uma imagem paradisíaca. A beleza e a tranquilidade do local valem por mil palavras. Para quem puder e quiser, vale a pena dar uma fugidinha de Londres e conhecer um dos locais mais intrigantes do mundo.

O famoso ônibus de dois andares
Para conhecer Londres, nada melhor que pegar um ônibus, afinal, lá o transporte público funciona. O famoso ônibus vermelho de dois andares é um dos principais cartões postais da cidade. Os Routemasters, como são conhecidos os tradicionais ônibus londrinos, foram trocados por uma versão mais moderna e segura, com ar-condicionado e outras tecnologias. Porém, quem quiser passear pelos modelos antigos, pode escolher entre as rotas 9 e 15 e se sentir na Londres dos Beatles.

Big Ben
Um ponto turístico que sempre remete muito à Londres é o Big Ben, mas ao contrário do que pensa a maior parte das pessoas, o Big Bem não é o relógio gigante que pode ser visto por todos, e sim o sino que pesa mais de 13 toneladas, localizado dentro dessa torre do relógio desde 1858.

Outra curiosidade é sobre a localização da torre, a Torre do Relógio fica no Palácio de Westminster, a sede do Parlamento inglês. Lá a Câmara dos Lordes e dos Comum que comandam o país, tem à sua disposição mais de mil salas, cem escadarias e cinco quilômetros de intermináveis corredores. Haja pernas!

O melhor de tudo é que é gratuito. Há alguns meses o Parlamento inglês vetou uma lei que autorizaria a cobrança de 15 libras para visitar a Torre. Com um relógio desse tamanho não é a toa que os ingleses são famosos pela pontualidade, vai ser difícil perder a hora durante os Jogos Olímpicos com um relógio desses a vista de todos.

Troca da Guarda: O desfile dura aproximadamente 45 minutos e é gratuito

Troca da Guarda
Se a tradição da Monarquia Inglesa encanta o mundo, o seu auge é exatamente às 11h30 da manhã de cada dia (de segunda à sábado; e 10 da manhã aos domingos entre abril e julho - já nos meses de agosto e março, os dias são alternados). A famosa troca de turno da Guarda Real Inglesa, no Palácio de Buckingham, deixa os visitantes encantados com a sincronia e delicadeza dos movimentos dos soldados. O desfile dura aproximadamente 45 minutos e é gratuito. Contudo, em dias de fortes chuvas é suspenso.

London Eye
Se Londres já é linda por terra, imagina vê-la de cima? A London Eye é com certeza um dos melhores, senão o melhor ponto para apreciar a beleza londrina. Localizada no centro da cidade, a Roda Gigante, permite uma visão de 360º de toda Londres. Além, de apreciar a beleza da cidade por cima, os turistas ainda podem se divertir numa Roda Gigante, que até há poucos anos era a mais alta do mundo.

Se Londres já é linda por terra, imagina vê-la de cima? A London Eye é com certeza um dos melhores, senão o melhor ponto para apreciar a beleza londrina

Pubs
Após aproveitar o dia acompanhando os Jogos Olímpicos e conhecendo as belezas da cidade, nada melhor do que relaxar num barzinho tomando uma cerveja, ou melhor, num tradicional pub inglês. Se Londres é conhecida por seus palácios, torres, sinos, ônibus e pela nobreza, o grande símbolo da vida noturna londrina são os Pubs. São mais de 58 mil Pubs espalhados pelo Reino Unido que fazem da noite inglesa uma das mais concorridas e alegres do mundo.

Porém, um pub não é um simples barzinho. Muitos deles são ‘inn’, isso quer dizer, são hospedarias também. Outro fator que pode surpreender os brasileiros nos pubs é o preço da cerveja, por ser um bar em que o foco são as bebidas alcóolicas, muitas custam mais barato do que uma lata de refrigerante. Nos Pubs de Londres os turistas vão encontrar cervejas de todos os lugares do mundo, inclusive do Brasil, mas não vale ir à Londres e tomar cerveja verde e amarela!

Se Londres é conhecida por seus palácios, torres, sinos, ônibus e pela nobreza, o grande símbolo da vida noturna londrina são os Pubs

Os pubs ingleses só tem um problema: eles fecham às 22h. Sim, às dez horas da noite pode ir para casa, e para não ter desculpas de que perdeu a hora, sinos ecoam pelo país para avisar aos “esquecidos”. O primeiro toque avisa que se você pode pedir mais um copo de cerveja ou da bebida que está apreciando. Já quando o sino toca pela segunda vez, chegou a hora de ir embora, pois a festa acabou.

Londres é uma daquelas cidades em que a festa é completa. Durante o dia, os seus mil cartões postais preenchem a agenda, já a noite, a vida agitada e a alegria dos pubs encantam os turistas.

  
  

Publicado por em

ZEILA

ZEILA

28/11/2013 00:23:45
LONDRES É REALMENTE ENCANTADORA ,FOI UM PASSEIO MARAVILHOSO,ADOREI REVÊ-LA ATRAVÉS DAS MARAVILHOSAS FOTOS .

Mariana Marques

Mariana Marques

03/08/2012 19:16:23
Eu gostaria de saber mais sobre a Guarda Real Britânica. Vocês poderiam me ajudar?

Isadora

Isadora

26/07/2012 14:16:11
Pretendo ir a Londres no final do ano e adorei a matéria, está de parabéns.