Projeto de Lei da Califórnia pode fechar o Parque Sea World

Um polêmico projeto quer banir o uso de orcas para o entretenimento e com isso, acabar com um dos mais tradicionais parques aquáticos. Com um público anual de 12 milhões de visitantes e um faturamento de R$ 4,5 bi, o Sea World teria que fechar

  
  
O maior afetado caso o projeto de lei seja aprovado será o famoso parque aquático

Um deputado democrata chamado Richard Bloom propôs na Assembleia Legislativa da Califórnia (EUA) um projeto de lei (PL) que bane o uso de baleias orcas no estado para fins comerciais. O deputado se baseia no polêmico documentário chamado "Blackfish" ('Peixe Negro' em português) que mostra cenas fortes de violência contra orcas em parques aquáticos pelo mundo e em especial na própria Califórnia.

O maior afetado caso o projeto de lei seja aprovado será o famoso parque aquático "Sea World" que atrai mais de 12 milhões de visitantes por ano e possui um faturamento de R$ 4,5 bilhões. O PL que é chamado de "Orca Welfare and Safety Act" (Bem-estar e Segurança das orcas em português) propõe o total banimento do uso das baleias para o entretenimento, mas libera a utilização dos animais para fins científicos. Além disso, o Projeto também proíbe a inseminação artificial das orcas em parques aquáticos.

Porém, haveria uma única possibilidade de se manter uma baleia em exibição. Esta medida só seria autorizada num caso de reabilitação de uma orca encontrada com problemas de saúde na região. Ainda assim, a baleia deverá ficar confinada num pedaço de mar cercado por um tempo determinado pela justiça até a sua total reabilitação.

O autor do polêmico projeto de lei que está recebendo muitas críticas por colocar em risco a economia de cidades como San Diego, afirmou que as orcas são "grandes e inteligentes demais para permanecerem em um pequeno cativeiro pela vida toda". Vereadores locais contam com o apoio do prefeito, empresários e moradores da cidade para barrarem o projeto. Caso ele seja aprovado, o parque "Sea World" terá que reabilitar e reintegrar suas orcas a vida selvagem.

O Projeto de Lei que é chamado de

Documentário "Blackfish"
O documentário foi produzido pela cineasta norte-americana Gabriela Cowperthwaite que é filha de uma brasileira. A ideia da produção surgiu após o acidente fatal com a treinadora do Sea World, Dawn Brancheau que foi morta por uma orca em fevereiro de 2010. A produtora se perguntou por que um animal que deveria ser dócil foi tão agressivo? Ela saiu em busca desta resposta e encontrou um show de horrores com os animais. O documentário chegou as telinhas em 2013.

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Gislaine

Gislaine

19/03/2014 16:14:20
Não vou mais ao Sea World desde que percebi a exploração e sofrimento de todos os animais, são orcas, golfinhos, cachorros, aves etc... Não preciso disso para me divertir, o parque não precisa fechar e duvido que feche se os animais não mais servirem à esse propósito, aliás pode até virar centro de referência em cuidados e recuperação animal, pois ainda existem muitos loucos judiando de animais!!

Adriana

Adriana

16/03/2014 14:06:55
Este deputado não tem o que fazer. O Parque Sea World tem um cuidado enorme com os animais e outra, os animais já estão acostumados a ficar por lá. Se colocarem no mundo selvagem vão acabar morrendo.

Camila

Camila

11/03/2014 10:29:10
Eu assisti esse documentário e chorei!
Adoraria conhecer o Sea World, mas depois desse choque de realidade, eu apoio totalmente que essa lei entre em vigor. Quem puder, assista! A questão é saber dar valor a vida, a liberdade, independente de quem seja essa vida.

Juliana

Juliana

11/03/2014 10:18:54
Era o que eu esperava há muito tempo... Acho lamentável retirar as orcas de seu habitat natural e criá-la em cativeiro. Aí ela mostra seus instintos naturais e fere alguém, quem paga o pato é a coitada da baleia que fica sendo vista como a "baleia assassina" e depois tem que ser sacrificada ou ficar isolada em uma banheira que mal dá para ela se movimentar. Passou da hora de fechar esse parque e libertar as orcas...

Sandra Brum

Sandra Brum

11/03/2014 10:18:52
Espero que esse projeto seja aprovado! Sempre achei um absurdo quaisquer formas de exploração animal. Os animais
não foram feitos para comer, vestir e nem tampouco sofrerem abusos. Devemos respeitar e amar os seres que convivem conosco neste mundo.

Vanderson Silva

Vanderson Silva

11/03/2014 10:10:05
Sou Agente de Viagem e sabemos que os parques atraem milhares de pessoas todos os anos. Quanto não se perderá com o turismo? O correto seria intensificar as fiscalizações e se for o caso banir ou fechar os parques que maltratam e não impedir os shows.

Bernardo

Bernardo

11/03/2014 10:06:27
Qualquer adestramento de animais selvagens é uma violação à natureza. O nome diz: selvagens! Estes animais somente serão felizes livres e no seu meio oceânico gigantesco e não em uma piscina para 200 pessoas baterem palmas.

Anonima

Anonima

11/03/2014 10:02:48
Seria um desastre!
Vale a pena lembrar o que aconteceu com a orca Keiko. Acostumou-se a vida no cativeiro e não conseguiu reabilitar-se.
Era vista constantemente atrás de embarcações em busca de contato com humanos.
Será que vale a pena?!
As que já estão em cativeiro, melhor que fiquem lá.

Alexandre Afonso

Alexandre Afonso

11/03/2014 09:59:58
Plenamente de acordo. Por mim, projeto aprovado. Fui ao parque (Sea World) com minha esposa em agosto/13; obviamente o espetáculo é mágico, mas a realidade das orcas quando fora de exibição é o que mais preocupa. Para um parque de porte como esse é esperado o mínimo de segurança e conforto para as baleias, mas para parques menores, como em San Diego e em outros estados americanos o descaso fora do palco deve ser completo. Não dá pra manter algo que funciona em minoria. Se é necessário para o bem da vida, que sejam todos fechados, sem olhar para, como de costume, o $$$, sempre a frente de tudo nesse mundo profano.

Maria

Maria

11/03/2014 09:55:28
Ninguém precisa gostar de animais, mas TODOS DEVEM RESPEITÁ-LOS. Por que as orcas são maltratadas nos parques aquáticos? Burrice extrema dos humanos que cuidam delas. Agora toda uma cidade, San Diego, corre o risco de ter sua economia afetada por causa de humanos que não souberam respeitar os animais que os sustentam.

Esperança de Mogi

Esperança de Mogi

11/03/2014 09:53:36
Demorou!

Andre Garcia

Andre Garcia

11/03/2014 09:53:35
Boa ideia! Melhora a vida de poucas dezenas de baleias em troca do emprego de centenas milhares de seres humanos.

Por que não obrigar os parques a darem melhor tratamento aos animais, cativeiros maiores e etc, ao invés de fechá-los de vez?

Gislaine Biasia Pires

Gislaine Biasia Pires

11/03/2014 09:52:23
Acho mesmo que esses animais jamais deveriam estar nestas condições, eu mesma já assinei diversas petições para que isso acabasse. Além do que, em minha última viagem aos EUA, fui a todos os parques da Disney, menos ao Sea World, justamente por não concordar com esse show de horrores!

Thiago

Thiago

11/03/2014 09:51:47
Acho certíssimo essa lei ser aprovada. As baleias tem que ser livre no mar.
Na minha opinião ao invés de prenderem as baleias num aquário para elas fazerem um espetáculo para o público, porque não faziam tipo um cruzeiro para ver as baleias no mar.
Ao meu ponto de vista seria bem mais saudável para as baleias.

Marco

Marco

11/03/2014 09:47:14
Para quem ainda não viu, o documentário "Blackfish" está disponível no Netflix. Assistam e tirem suas próprias conclusões.

Regiane

Regiane

11/03/2014 09:41:50
Acho que demorou para que alguém acabe com isso. As pessoas querem se divertir e ver os animais se apresentarem, mas não param para pensar que isso é escravidão. Pior, o animal não pode falar e dizer que quer viver em paz em seu habitat. O ser humano é cruel, muita gente não vai deixar isso acabar por causa do dinheiro, dane-se os animais, o que importa é o faturamento de milhões com os shows. Se os animais pudessem falar estariam pedindo socorro!

Diógenes Tupiniquim

Diógenes Tupiniquim

11/03/2014 09:37:40
Finalmente, alguém tentando defender as pessoas não humanas.

Sandro

Sandro

11/03/2014 09:35:59
Sou totalmente a favor do fechamento do Sea World, afinal de contas, as baleias são seres vivos como nós. Tem todo o direito de ter uma vida normal, e não servir de espetáculos para ninguém. Nota-se claramente, que os empresários estão mais interessados no faturamento, do que na vida das baleias, bem como os políticos. Será que eles, os políticos e proprietários do parque gostariam de serem tratados dessa forma? Serem usados como objeto de satisfação para o prazer alheio?

Gabriela Bastos

Gabriela Bastos

11/03/2014 09:33:06
Realmente acho que já está na hora de fecharem estes parques. Os shows são maravilhosos, mas dá para ver que são forçados. No próprio filme ex-treinadores do Sea World falam, além da vida de uma orca na piscina do parque durar de 25 à 35 anos, sendo que as mesmas vivem bem mais. Sou totalmente a favor da proibição dos shows.

Luciana alves

Luciana alves

11/03/2014 09:32:45
Maravilha, demoro!

Sol

Sol

11/03/2014 09:30:04
Corretíssimo!

Geraldo@pimentaerodrigues.com.br

Geraldo@pimentaerodrigues.com.br

11/03/2014 09:29:23
Acredito que os responsáveis pelo Sea World tratam as orcas com muito carinho e elas são bem cuidadas. Estive lá e pude observar o carinho que é dedicado à elas.

Regina

Regina

11/03/2014 09:28:25
Blackfish é de perder o folego. Emocionante ver o processo de como estas baleias chegam até o Sea World. Uma pena...

Paula Pereira

Paula Pereira

11/03/2014 09:27:08
Realmente quando você assiste ao documentario, além de se perguntar por que? Você chora, pois é triste e real

Fernando

Fernando

11/03/2014 09:21:16
Ao invés de pensar somente em nossa conveniência e "entretenimento", deveríamos apoiar essa medida. Só quem já viu os documentários Blackfish e The Cove vão entender. Para cada animal em cativeiro (o que em si já é uma afronta), são mortos centenas no mar, num processo de seleção e caça indiscriminada. Repudio toda e qualquer atração que utilize animais encarcerados.

David

David

11/03/2014 08:59:35
Espero que esse parque infernal feche mesmo! Animais gigantes presos em banheiras e sendo escravizados por anos! Sem falar que a expectativa de vida dos bichos cai para a metade!

Viviane

Viviane

11/03/2014 08:56:42
Oh mundinho! O mundo vive tantos problemas. Tirar desse parque tradicional uma apresentação MARAVILHOSA! Se querem melhorar o mundo, porque não começa tentando diminuir a poluição do planeta, combater o terrorismo, a maldade humana, bomba nuclear? Deixem os outros trabalharem em paz. Porque se for assim, melhor mesmo é soltar TODOS OS animais do zoológico! E,se fizerem isso, essas baleias correm o risco de morrer... E, se assim for, acabem também com os circos, com exposições de animais... e aí vai...

Deividi

Deividi

11/03/2014 08:52:04
Assisti ao documentario, realmente há muita coisa por trás dessas atrações.
Perdi a vontade de conhecer o parque depois de assistir o documentário.

Gilson

Gilson

11/03/2014 08:47:39
Sou totalmente a favor desse projeto e digo mais: também deveriam banir os zoológicos do mundo. As pessoas que pagam para ver esses animais são tão culpados quanto os que os maltratam.

Luciana Costa

Luciana Costa

11/03/2014 08:40:39
Toda exploração animal deve ser banida. Use outros tipos de entretenimento.