Site lista a voltagem e os plugs de tomadas usados em cada país do mundo

Imagina chegar ao seu destino e na hora de carregar o celular descobrir que a voltagem é diferente ou pior, que o plug do aparelho não se conecta a tomada. Para evitar isso, um site listou a voltagem e os tipos de plugs de todos os países do mundo

  
  
Sabia que cada país tem um modelo diferente da plug de tomada?

Por mais que muitos afirmem que viajam com a intenção de se 'desconectar do mundo', esta expressão é apenas da boca para fora. Imagina chegar ao seu destino e ir carregar o celular, notebook, máquina digital ou qualquer aparelho eletrônico e descobrir que a voltagem é diferente ou pior, que o plug do aparelho não se conecta a tomada local. Antes da viagem começar, ela já estaria arruinada.

Cada país possui uma voltagem e ela sempre varia entre 100V e 240V, já o Brasil é um dos raros países do mundo que dentro de um mesmo território possui uma voltagem dupla. Cuba, Polinésia Francesa, Ilhas Marshall, Belize e mais algumas poucas nações possuem mais de uma voltagem no mesmo território. Nenhum país do grupo dos "Emergentes" ou "Desenvolvidos" possui tal situação.

Foi pensando em evitar problemas de turistas do mundo inteiro que o site ElectricalOutlet.org listou as voltagens e os tipos de plugs (com fotos!) de tomadas de todos os países do mundo. Dentro do site o usuário pode optar entre separar a lista por ordem alfabética (países), por tipo de voltagem, plug ou pela frequencia.

Para facilitar selecionamos os 10 principais destinos turísticos do mundo e listamos abaixo as suas voltagens:

•Estados Unidos - 120V
•França - 230V
•Portugal - 230V
•Espanha - 230V
•Reino Unido - 230V
•Alemanha - 230V
•Argentina - 220V
•Chile - 220V
•Japão - 110V
•China - 220V

Dupla Voltagem no Brasil
Juntamente com outros oito países, o Brasil possui dupla voltagem em seu território. Isso é culpa da falta de organização no início da instalação das redes elétricas no país. Cidades como Rio de Janeiro e São Paulo tiveram suas redes instaladas por empresas canadenses que optaram pela voltagem de 110V (padrão no Canadá), já a maioria das cidades do Nordeste utiliza a voltagem de 220V. Porém, para piorar a situação este padrão não é seguido por estados e sim por cidade. Por exemplo, São Paulo é 110V, já as cidades da Baixada Santista são 220V.

Para evitar queimar o aparelho (caso seja 110V e ligue no 220V) ou dele simplesmente não funcionar (caso seja 220V e ligue no 110V), confira a voltagem do seu destino antes de seguir viagem.

Diferenças entre 110V e 220V
Infelizmente não existe um padrão mundial para as voltagens e nem grandes diferenças. A diferença mais perceptível, com perdão do trocadilho, é no caso de um choque. Por 220V ser o dobro da potência de 110V, o choque será muito mais forte.

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em