Um dos principais destinos do sul da Itália, Pompéia recebe anualmente milhões de visitantes interessados em conhecer história!

Destruída pela força da erupção do Vulcão Vesúvio em 24 de agosto de 79 d.C, a tragédia deixou mais de 16 mil mortos; Veja fotos

  
  
Praça principal da cidade de Pompeia

Pompeia foi uma cidade do Império Romano situada a 22 km da cidade de Nápoles, na Itália, no território do atual município de Pompeia. A antiga cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio em 79 d.C., que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade.

Após a explosão do Vulcão Vesúvio uma chuva de pedras vulcânicas e gases venenosos atingiu Pompeia demolindo casas e atingindo as pessoas que estavam nas ruas. Logo depois veio uma grande quantidade de lava e rochas com temperatura acima de 500 graus com uma velocidade de 120 km/hora acabando com tudo que ainda estava vivo ou em pé. Muitos moradores desesperados tentaram fugir correndo pelas ruas, outros ficaram onde estavam com sua família, o que mostra alguns corpos que foram encontrados abraçados, outros ajoelhados. As expressões de terror e pânico naqueles corpos de pedra impressionam ainda mais quando se vê ao vivo. Todos morreram instantaneamente e não tiveram tempo de fugir.

O Monte Vesúvio, na costa oeste da Itália, é o único vulcão ativo da Europa continental. Ele é mais conhecido por causa da erupção em 79 DC, que destruiu a cidade de Pompeia. É também considerado um dos vulcões mais perigosos do mundo, devido à grande população da cidade de Nápoles e cidades vizinhas nas encostas próximas.

Corpos carbonizados pelas lavras
]

Corpos carbonizados pelas lavras
Localizada a apenas meia hora da cidade de Nápoles

Ela se manteve oculta por 1600 anos, até ser reencontrada por acaso em 1748. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção. Desde então, as escavações proporcionaram um sítio arqueológico extraordinário, que possibilita uma visão detalhada na vida de uma cidade dos tempos da Roma Antiga.

Considerada patrimônio mundial pela UNESCO, atualmente Pompeia é uma das atrações turísticas mais populares da Itália, com aproximadamente 2,500,000 visitantes por ano.

Os tickets para ingresso custam por volta de 10 euros
Corpos petrificados
cenário da história mundial e patrimônio da UNESCO

Pompeia foi-se lentamente recuperando de um forte terremoto que abalou a cidade em fevereiro de 62 DC. O tremor, de origem no monte Vesúvio, causou grandes danos às nascentes que forneciam água da cidade. A reconstrução estava a ser realizada em vários templos e edifícios públicos. O historiador, Séneca, registou que os tremores duraram vários dias e também danificaram a cidade de Herculano e Nápoles. O tremor principal foi seguido por vários menores ao longo dos anos seguintes.

Pompeia
São muitas e muitas ruas para você conhecer pela cidade de Pompéia
  
  

Publicado por em