Você sabe de onde surgiram os nomes das ilhas mais famosas do mundo?

Como é que os antigos descobridores batizavam as ilhas que encontravam pelo caminho? Coincidências do calendário e homenagens pessoais são algumas hipóteses

  
  

Como é que os antigos descobridores batizavam as ilhas que encontravam pelo caminho? Coincidências do calendário e homenagens pessoais são algumas hipóteses, conheça aqui a verdadeira história do nome das principais ilha de mundo.

Ilha da Páscoa: esta é fácil saber a origem do nome!

Ilha da Páscoa
Esta é fácil. Ela foi descoberta no Domingo de Páscoa? Correto. O explorador Holandês Jacob Roggeveen foi o primeiro europeu a pisar no território, em 1722, e aproveitou o calendário para o batizá-la como Ilha de Páscoa. Mas na sua denominação em polinésio é Rapa Nui, “a Grande Rapa”, devido à parecença geográfica que tem com a ilha de Rapa, na Polinésia Francesa.

Ilhas Sandwich: localizada no Pacífico Sul, a ilha leva este nome não porque alguém estava com tanta fome quando elas foram descobertas

Ilhas Sandwich
Localizada no Pacífico Sul, a ilha leva este nome não porque alguém estava com tanta fome quando elas foram descobertas. Numa das suas viagens na década de 1770, o britânico James Cook avistou-as, aportou por lá e baptizou-as em homenagem a John Montagu. Ele era um dos seus principais apoiantes e beneméritos, Montagu era o quarto conde de Sandwich. O comandante Cook foi também a inspiração para o baptismo das ilhas Cook, mas o arquipélago do Pacífico Sul teve outros nomes. Os espanhóis chamaram-lhes San Bernardo, em 1595, e Gente Hermosa, em 1606, e o próprio Cook deu-lhe outro nome. Quando chegou por lá, em 1773 e 1777, catalogou-as como Hervey Islands. Só passariam a ser conhecidas por ilhas Cook a partir do século XIX, em homenagem ao navegador.

Ilha da Reunião: ela se destaca pelas suas enormes formações rochosas no interior dela, mas este detalhe não tem nada a ver com o seu nome

Ilha da Reunião
É o território mais meridional do continente europeu e pertence a França. Localiza-se no Oceano Índico e já foi chamada de Dina Morgabin, em Swahili, Santa Apolônia (pelos portugueses, que foram os primeiros europeus que chegaram, ainda em 1635) e ilha Bourbon, pelos franceses (em homenagem à família real do país). A partir de 1793, ganhou o nome atual após a queda da Casa de Bourbon, para comemorar a união dos revolucionários oriundos da Guarda Nacional de Marselha, em Paris.

A origem do nome desta famosa ilha equatoriana vem de suas enormes tartarugas

Ilha de Galapagos
A origem do nome, desta famosa ilha equatoriana, vem de suas enormes tartarugas. Os colonizadores espanhóis quando chegaram por lá, acharam o casco das famosas tartarugas parecido com as selas de cavalos da época. E sela em espanhol chama-se galapago.

O nome do arquipélago, que pertence aos Estados Unidos, deriva de seu descobridor

Ilha do Hawai
O nome do arquipélago, que pertence aos Estados Unidos, deriva de seu descobridor. O lendário polinésio Hawaiʻiloa. Há também pessoas que dizem que o nome Hawai deriva da Havaiki, a terra de origem dos polinésios.

Arquipélago de Fernando de Noronha
Fernando de Noronha ou Fernão de Noronha. Ambos nomes estão certos! Na realidade, o nome original do fidalgo portugês, que foi o primeiro habitante de ilha, é Fernão de Noronha. Porém, muitos chamam de Fernando de Noronha. Além de ser o dono do nome de um dos locais mais paradisíacos do Brasil, Fernão de Noronha também foi um dos primeiros grandes exploradores de pau-brasil por aqui.

Cuba
Por mais que muitos a chamem de Ilha de Fidel, o nome original é Cuba. Não há uma unanimidade quanto ao do por que do nome da ilha. Existem duas hipóteses que são aceitas pelos historiadores. A primeira faz referência a palavra "ciba", que no idioma siboney significava "montanha", "pedra" ou "gruta". Já a segunda hipótese diz que o nome Cuba deriva da palavra taina "cubanacan", que significa "centro" ou "lugar central".

Manhattan
Você tem ideia de onde vem o nome da ilha mais famosa do mundo? O centro financeiro mundial fica numa ilha dentro da cidade de Nova York. O nome da ilha que foi vendida, em 1625, por apenas US$ 24,00 para a Companhia Holandesa das Índias Ocidentais deriva dos nativos da região. O nome da tribo era Lenape e "Manhattan" queria dizer "ilha de muitas colinas".

Fonte: Destinos de Viagem

  
  

Publicado por em