Você sabia que pode pedir reembolso dos impostos de produtos comprados no exterior?

Estima-se que os brasileiros que vão às compras no exterior podem estão deixando de economizar 51 milhões de euros anualmente quando adquirem produtos na Europa

  
  

Estima-se que os brasileiros que vão às compras no exterior podem estão deixando de economizar 51 milhões de euros anualmente quando adquirem produtos na Europa, aponta Global Blue, companhia especializada em informações sobre gastos e compras internacionais. Os turistas estrangeiros que têm as compras como uma parte fundamental de sua viagem são classificados pela Global Blue como compradores globais.

A empresa realizou um estudo com os brasileiros que fazem parte desse grupo – mais de 400 pessoas que realizaram viagens internacionais no ano anterior – e apenas 38% solicitaram o reembolso de impostos pagos em produtos adquiridos na Europa. Em 2011, os compradores brasileiros que utilizaram o serviço de reembolso gastaram 208 milhões de euros em compras e economizaram 15% desse montante ao solicitar o reembolso. Se as pessoas que não utilizaram o serviço tiverem gasto um valor parecido, podem ter perdido cerca de 51 milhões de euros em tributos que poderiam ter restituído.

Muitos compradores brasileiros já utilizam as compras livres de impostos em destinos da Europa, como França e Itália. As vendas para brasileiros na França cresceram bastante desde 2007 e em 2010 saltaram 68%, alcançando a marca de 56 mil euros. Moda e vestuário são, com grande vantagem, as categorias preferidas entre os brasileiros, aproximadamente 60% afirmaram comprar fora do país porque é mais barato e também por encontrarem produtos que ainda não chegaram ao Brasil. Considerando apenas a última viagem ao exterior, cada comprador gastou uma média de 1.190 Euros e solicitou o reembolso dos impostos pagos por meio da Global Blue.

De acordo com as estatísticas de reembolsos realizados da Global Blue, os brasileiros estão entre os 10 países que mais utilizam o serviço de tax-free na Europa, em 2011 registraram um aumento de 26% em compras livres de impostos, comparado ao ano anterior. Nesse ritmo, devem ultrapassar em valor gasto pelos compradores globais americanos, em 2013.

Desde 2009, o desembolso de brasileiros que fazem compras e restituem os impostos no exterior mais do que dobrou, passou de 98 milhões de euros para 208 milhões de euros. Ainda de acordo com a pesquisa da Global Blue, os compradores globais brasileiros realizaram uma média de cinco viagens ao exterior em 2011. Está claro que os hábitos de compra desse público pessoas continuam a crescer, , assim como a quantidade de dinheiro que deixam sobre o balcão das lojas. Eles só precisam estar atentos e começar a solicitar o reembolso dos impostos pagos.

Os turistas precisam pedir aos vendedores o seu reembolso dos impostos pagos no preço dos produtos. Antes de ir à uma loja, verifique se ela exibe a placa da Global Blue, o que mostra que o serviço de reembolso está disponível no estabelecimento. Após ter realizado as compras, o visitante pode acessar o site da Global Blue (www.global-blue.com) para calcular quando dinheiro vai economizar utilizando a “Calculadora de reembolso” e já verificar onde encontrar os postos de reembolso. Quando já estiver em casa, desfrutando de suas novas roupas e jóias, o comprador pode acompanhar o progresso de sua solicitação no site, por meio do “Refund Tracker ”.

Fonte: Embarque na Viagem

  
  

Publicado por em