10 razões para viajar pelo Brasil

Antes de definir seu próximo destino, conheça alguns motivos para conhecer o Brasil todo antes de pensar em viajar pelo resto do mundo

  
  
Saltos do Rio Preto - Alto Paraíso /Chapada dos Veadeiros

Diversidade
De extensão continental, o Brasil reserva surpresas a cada destino. O turista pode desfrutar do clima serrano e regiões montanhosas, lindas cachoeiras, rios, praias, chapadas, florestas, entre outras maravilhas, e se deliciar com cada prato, cada cultura, cada paisagem.

A diversidade também está presente na riqueza dos costumes, dos sotaques, das religiões e das tradições. São muitas nações dentro de um único país. Influências indígena, africana, europeia, asiática, americana e tantas outras, estão presentes no nosso dia-a-dia e na expressão do povo brasileiro. Em alguns destinos essa influência está tão arraigada que temos a impressão de estar em outras regiões do mundo. Só no Brasil se encontra tanta diversidade.

O brasileiro: uma atração à parte
De Norte a Sul do País, é possível conhecer diversas paisagens e saborear os mais exóticos dos temperos e ingredientes, mas o que é comum em todo o País é a simpatia do brasileiro. O entusiasmo com que os turistas estrangeiros relatam a hospitalidade e a alegria brasileira é recorrente. O jeito cativante e alegre de receber de braços abertos seus visitantes é um atrativo nacional indiscutível.

Turismo estruturado
Figurando entre os principais destinos turísticos do mundo, o Brasil vem investindo, cada vez mais, em sua infraestrutura turística. Seja no litoral, no interior, na floresta ou na serra, as formas de hospedagem estão preparadas para receber e proporcionar uma estadia tranquila e confortável aos visitantes. Os atrativos e os receptivos locais também vêm se especializando para transformar a temporada do visitante, em momentos inesquecíveis. Resta ao turista curtir o clima privilegiado dos trópicos e desfrutar as maravilhas do Brasil.

Valor histórico
Conhecer os cenários que fizeram parte da história do Brasil é, sem dúvida, a melhor maneira de assimilar a teoria aprendida na escola e nos livros. Seja qual for o seu destino, reserve um tempo para conhecer um pouco mais da história local e sua participação na constituição do Brasil como nação. As edificações, o estilo, as batalhas, os monumentos, os costumes e a economia locais, são fragmentos dessa história. Da maior reserva de fósseis de dinossauros do mundo, presente no Ceará, à moderna arquitetura de Brasília, no Distrito Federal, pesquise, visite e inclua em seu roteiro um passeio pela nossa história.

Brasil da aventura
A curiosidade é o que nos move a buscar o novo, o desconhecido, e nos leva a embarcar em uma aventura Brasil afora. Aos apaixonados por essa sensação, o País reserva destinos e cenários impressionantes, onde os esportes radicais e as atividades voltadas à integração Homem/Natureza andam lado a lado. Escalar os cânions do Sul, mergulhar no Nordeste, pescar no Centro-Oeste, surfar no Sudeste ou explorar a floresta no Norte; em todas as regiões há atrativo e aventura garantida para todos os gostos.

Lago Joaquina Rita Bier – Gramado

A maior biodiversidade do mundo
O Brasil é o país que tem a maior biodiversidade de flora e fauna do mundo. Seu clima tropical e seu território de extensão continental contribuem para tal marca; a exuberância e a riqueza natural presente no País compõem, em muitos destinos, os diversos segmentos turísticos existentes. O turismo de aventura, de pesca, de sol e praia e o ecoturismo embarcam nas paisagens singulares do Brasil e atrai, cada vez mais, apaixonados pelo contato com a natureza.

Show de culinária
Em qualquer destino brasileiro escolhido para curtir férias e descansar, a gastronomia é sempre um atrativo que marca esses momentos. São Paulo, por exemplo, é um dos maiores centros gastronômicos do planeta e reúne a culinária de todas as partes do Brasil e do mundo. Mas em cada região do País é possível saborear um prato típico e experimentar o que a cultura local tem a oferecer. Barreado, feijoada, galinha cabidela, churrasco, acarajé, cural de milho, bolo de rolo, pato no tucupi, carne de bode e outras iguarias são encontradas de Norte a Sul do Brasil e deixam qualquer turista com água na boca.

Turismo acessível
Em todo o País há um movimento para tornar a infraestrutura urbana acessível a portadores de deficiência ou mobilidade reduzida. E o Turismo embarca nesse movimento e já oferece destinos e atrativos adaptados para receber esse público, que se aproxima dos 15% da população brasileira. Elevadores, barras, rampas, áudio-guias, entre outros equipamentos contribuem para promover essa inclusão. A capital paranaense, Curitiba, considerada a cidade modelo do Brasil, foi a percussora em turismo acessível, com atrativos e sistema de transporte adaptados. Hoje, é possível encontrar diversos pontos turísticos preparados para receber e atender esses visitantes especiais.

Festas populares
A personalidade alegre e festeira do brasileiro reflete nos megaeventos promovidos em diversos pontos do País, que atraem milhares de pessoas todos os anos. Os carnavais do Rio de Janeiro, de Salvador, de Recife e de Olinda; o Rodeio de Barretos e a Parada do Orgulho LGBT, em São Paulo; o Festival Folclórico de Parintins, na Amazônia; o Natal Luz de Gramado, no Rio Grande do Sul; a Oktoberfest, em Santa Catarina, sem contar os diversos eventos religiosos realizados, principalmente, no Nordeste, são exemplos das festas brasileiras de grande repercussão. Em todas as épocas do ano tem sempre uma super festa para curtir no Brasil. Acompanhe o calendário dos estados, programe-se e caia na folia!

Macaquinhos - Alto Paraíso /Chapada dos Veadeiros

Um país bonito por natureza
A beleza do Brasil está em suas florestas, em seus rios, em suas praias paradisíacas; no concreto que ergue as cidades e marcam um período da história; no preparo de uma iguaria; no jeito de prender os cabelos, de calçar as galochas ou de se pintar para cair na dança. Está nos olhos e no sorriso de um povo que traduz todo o colorido do País em sua mistura racial, étnica e cultural. A beleza de viajar pelo Brasil é conhecer um pouco mais de uma nação em pleno desenvolvimento e, de quebra, contribuir com o crescimento de regiões turísticas ou remotas, e de sua população que, muitas vezes, vive e dedica-se a esse segmento da economia. Viajar pelo Brasil, sem dúvida nenhuma, é o maior barato!

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em