Ações estratégicas dinamizam turismo no Piauí

Quatro municípios no norte do Estado receberam consultoria especializada e já definiram ações para fomentar a atividade turística

  
  

Quatro cidades da região norte do Piauí receberam consultorias em turismo, promovidas pelo Projeto Turismo do Território de Teresina, executado pelo Sebrae/PI. As consultorias definiram os planos de ações estratégicas para fomentar a atividade turística nas cidades de Castelo do Piauí, Altos, Campo Maior e José de Freitas, levando em consideração levantamento anterior dos equipamentos e estruturas existentes nessas regiões.

Os grupos gestores responsáveis pela implementação das ações também foram escolhidos durante as consultorias, tendo representantes de vários segmentos do trade turístico dessas cidades. Em Castelo do Piauí, a 190 km de Teresina, foi escolhida como prioridade a sinalização de trilhas com indicação e informações sobre distâncias, além da melhoria e do fortalecimento da Associação dos Artesãos do município.

Melhoria na infra-estrutura dos meios de hospedagem e alimentação, através de treinamentos e consultorias e melhoria da infraestrutura básica com campanha e limpeza da cidade são as ações estratégicas definidas como prioritárias para Altos, distante 37 km da capital.

Em José de Freitas, os meios de hospedagem e alimentação terão mais infraestrutura, através de treinamentos e consultorias. Também será criado um portal da atividade turística do município. O município de José de Freitas está localizado a 48 km de Teresina.

“Faremos encontros mensais para avaliar o desempenho das ações específicas de cada município. Definimos como prazo final, para a execução do que está no plano de ações, dezembro de 2009. Esperamos com essa iniciativa contribuir para que o turismo seja cada vez mais forte, tendo uma grande importância no desenvolvimento do Estado”, comenta o gestor do Projeto Turismo do Território de Teresina do Sebrae/PI, Ronaldo Pompeu.

A cidade de Campo Maior, a 78 km da capital, também recebeu a consultoria. Na ocasião, houve a escolha do grupo gestor, quando foram definidas as ações relevantes para a região, que são campanhas de sensibilização para a importância do turismo para alavancar a economia do município e de divulgação das potencialidades de Campo Maior para todo o Estado.

Na Capital

Campanha para definição da marca de Teresina, revitalização do atrativo Encontro dos Rios e do Shopping do Artesão são as ações que serão desenvolvidas na capital do Estado para o desenvolvimento da atividade turística.

O plano de ações estratégicas foi definido por representantes do trade local durante consultoria realizada em Teresina pelas especialistas Selma Maia e Fabiana Ribeiro. “A intenção é que a partir dessas ações possamos ter um turismo mais consistente e economicamente viável para todos os envolvidos com esta atividade na capital”, explica Ronaldo Pompeu.

A implementação das ações será feita a partir de um marco crítico definido pelo grupo gestor, que conta com representantes do trade local. Os resultados serão acompanhados pelo grupo, pelas consultoras e pelo Sebrae/PI.

O Projeto Turismo do Território de Teresina, executado pelo Sebrae/PI, desenvolve ações de fomento ao turismo nas regiões de Teresina, Campo Maior, José de Freitas, Altos e Castelo do Piauí.

Serviço:
Sebrae no Piauí - (86) 3216-1305

Fonte: Agência Sebrae de Noticias

  
  

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