Alunos do ProJovem Trabalhador visitam pontos turísticos do Recife

O objetivo da ação é a de ensinar aos estudantes mais detalhes sobre o Município e a arquitetura local, identificando, dessa forma, o patrimônio histórico da Cidade.

  
  

Foi de mãos dadas no Marco Zero, localizado no bairro do Recife, e ao som de uma ciranda entoada pelos alunos e instrutores do Programa Projovem Trabalhador - Juventude Cidadã que a aula-passeio, uma das atividades da Semana da Cidadania, foi concluída. Mais de 300 educandos, divididos em três grupos, conheceram locais distintos do Município. O objetivo da ação é a de ensinar aos estudantes mais detalhes sobre o Município e a arquitetura local, identificando, dessa forma, o patrimônio histórico da Cidade.

Na tarde desta quinta-feira (7), os jovens visitaram o Teatro de Santa Isabel, o Palácio do Campo das Princesas, a Torre Malakoff, a Praça do Arsenal, além do Marco Zero, local onde prestaram a homenagem a cultura local. Os alunos também foram ao Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda, localizado na avenida Rio Branco, no Recife Antigo, para cadastrarem-se no órgão.

Além de conhecer os pontos turísticos do Recife nesse passeio, podemos observar a necessidade de preservação dos locais, comentou Tiago Lima, discente do arco Gráfica que teve a oportunidade de observar o estilo do casario do século XIX revitalizado e colorido com tons vibrantes.

A Semana de Cidadania começou na última segunda-feira (04) e seguirá até a amanhã (8). Até o momento ocorreram pesquisas em campo, apresentação de métodos contraceptivos, palestras sobre Trabalho e Renda, Família e a Construção do Sujeito, Direitos do Cidadão e sobre Violência Doméstica.

O último dia do evento, sexta-feira (08), será marcado pela visita de mais um grupo de educandos ao Sistema Público de Emprego, Trabalho e Renda do bairro do Recife. No mesmo dia serão divulgados os nomes dos estudantes eleitos como representantes que farão parte do Fórum do Projovem Trabalhador. O primeiro encontro acontecerá no dia 29 deste mês e tem como objetivo trabalhar as demandas de empregabilidade e empreendedorismo com profissionais atuantes nas áreas em que estão se profissionalizando. O Fórum irá criar uma discussão permanente sobre trabalho e renda.

Os jovens que fazem parte do Projovem Trabalhador, programa realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico da Prefeitura do Recife, participarão da Semana de Cidadania. Diferentes grupos irão visitar o Palácio do Campo das Princesas e o Recife Antigo. As aulas-passeios acontecerão nesta quinta-feira (07).

O Programa Projovem Trabalhador: Juventude Cidadã 2009 o programa faz parte do Programa Nacional de Inclusão de Jovens e, no Recife, é desenvolvido numa parceria do Ministério do Trabalho e Emprego e Prefeitura do Recife com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador - FAT e do próprio Município. Este ano, cerca de 2,5 mil recifenses, com faixa etária de 18 a 29, estão capacitando-se em um dos arcos oferecidos pelo Programa. Os cursos de Turismo e Hospitalidade, Gráfica, Arte e Cultura II, Serviços Domiciliares, Vestuário e Administração estão disponíveis nas seis Regiões Político- Administrativas (RPAs) da Cidade e as turmas foram distribuídas em três turnos. As aulas tiveram início em novembro e o curso terá duração de seis meses.

Além da preparação para o mercado de trabalho, os participantes que tiverem frequência comprovada receberão uma bolsa mensal do Governo Federal, no valor de R$ 100, durante os seis meses da execução dos cursos.

Fonte: Prefeitura de Recife

  
  

Publicado por em