Aplicativo turístico do Governo Federal para a Copa possui erros de localização

Além de indicar pontos turísticos distantes até 18 quilômetros da sua localização real, o app 'Turismo Brasília' ainda ensina os turistas estrangeiros a reclamarem que o troco foi dado errado

  
  
No mapa é possível ver a distância entre o ponto 'A' e o estádio Mané Guarrincha. Segundo o app 'Turismo Brasília' o ponto 'A' é a localização do Conjunto Cultural, mas na realidade ele fica ao lado do estádio

Lançado há cerca de duas semanas pelo Governo Federal, o aplicativo chamado de "Turismo Brasília" possui diversos erros grosseiros de localização. O app que foi desenvolvido para auxiliar turistas brasileiros e estrangeiros durante o período da Copa possui informações com endereços, telefones e localizações de prédios turísticos errados. O aplicativo ainda ensina os turistas estrangeiros a falarem uma frase polêmica em português.

Os erros que foram encontrados por usuários chegam a indicar diferenças de até 18 quilômetros entre o local correto e o que foi mostrado no mapa. Com versões para IOS e Android, o app possui 3 idiomas (português, inglês e espanhol).

O famoso Clube do Choro de Brasília que está localizado em frente ao Estádio Nacional Mané Garrincha aparece a mais de 18 quilômetros de distância de seu ponto original. No aplicativo, o Clube do Choro está situado na Ermida Dom Bosco, no final do Lago Sul.

Este erro não é o único. Outro endereço que não está correto é o do Conjunto Cultural da República. O app indica que o Conjunto está na Praça dos Três Poderes quando na verdade está localizado no "Setor Cultural Sul", no outro extremo do Eixo Monumental.

Frases
O app também ensina os turistas a falarem algumas palavras em português para facilitar a sua comunicação em solo brasileiro. Com frases rotineiras como "Onde fica isso no mapa?" ou "Vou ao aeroporto", o aplicativo se destacou negativamente pela afirmação "o troco está errado". A frase gerou polêmica por insinuar que os brasileiros poderiam dar o troco errado aos turistas.

Aplicativo "Turismo Brasília"
O app está disponível para download gratuito nas lojas online da "App Store" e "Google Play". Com guias, mapas, informações turísticas e até frases, ele promete auxiliar os viajantes estrangeiros e nacionais durante a Copa do Mundo. O aplicativo possui 30,3 MB e deverá ser atualizado até a Copa do Mundo com as correções dos dados erros.

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em