Aproveite o melhor do Inverno em Gramado

Localizada no coração da Serra Gaúcha, na região das Hortênsias, Gramado se destaca como um dos polos turísticos mais procurados durante todo o ano. Com a chegada do inverno, a procura é ainda mais intensa, graças à grande variedade de eventos

  
  
Gramado

Localizada no coração da Serra Gaúcha, na região das Hortênsias, Gramado se destaca como um dos polos turísticos mais procurados durante todo o ano. Com a chegada do inverno, a procura é ainda mais intensa, graças à grande variedade de eventos programada para a estação fria do ano.

Com as baixas temperaturas, turistas de todo o Brasil procuram os melhores ângulos na cidade para aguardar os tão esperados floquinhos de neve, que neste ano deu às caras logo no quarto dia do inverno.

A Cidade
Gramado costuma apresentar temperaturas abaixo de zero nos meses julho, agosto e setembro, período de constantes nevoeiros e geadas – e, até mesmo que eventualmente, queda de neve. Durante o verão a temperatura se mantém amena, girando em torno dos 25ºC. A temperatura média anual de Gramado é de 18ºC.

A cidade possui a maior infraestrutura receptiva do Rio Grande do Sul, com cerca de 11 mil leitos, distribuídos em mais de 150 hotéis e pousadas. São mais quase 1.200 estabelecimentos comerciais e mais de 120 bares e restaurantes, preparados para receber em torno de 12 mil pessoas simultaneamente. Para comodidade dos visitantes, a cidade possui oito agências bancárias: Banco do Brasil, Banrisul, Caixa Econômica Federal, Santander, Bradesco, HSBC, Itaú, e Sicredi, além de um caixa eletrônico do Banco Real.

Onde ir

Centro Municipal de Cultura
Quem se interessa por artes, música, dança, teatro, línguas estrangeiras e yoga encontrará isso e muito mais no Centro de Cultura de ramado. O local abriga durante o ano inteiro exposições e oficinas, trazendo diversidade cultural para perto do público que freqüenta o ambiente. O centro fica localizado ao lado do Lago Joaquina Rita Bier, nas instalações do antigo Gramado Parque Hotel.

Palácio dos Festivais
Quer visitar o local onde é realizado o Festival de Cinema de Gramado? O Palácio dos Festivais possui sessões às sextas, sábados e domingos, às 20h30min. Você pode sentir todo o clima por onde passam as principais estrelas do cinema brasileiro e internacional. O local fica em frente à Rua Coberta, ao ladinho da Igreja Matriz São Pedro, bem no centro da cidade.

Rua Coberta
Trata-se de uma rua inteiramente coberta e bastante aconchegante. Ali pode-se encontrar cafeteria e bistrôs idéias para um brunch, chá da tarde ou happy hour com os amigos. Durante o ano, a rua recebe diferente tipos de decorações para se adaptar às diversas feiras e atrações, como o Natal Luz, Chocofest, Semana do Meio Ambiente, entre outros. O local fica entre a Av. Borges de Medeiros e a Rua Garibaldi, conhecida como rua dos Bancos, fica aberta 24h e os estabelecimentos, na maioria, funcionam até a meia-noite.

Hollywood - Museu do Automóvel
Com o modesto valor de R$ 20,00 por adulto, os turistas encontram a mais bela exposição de carros antigos do Brasil em uma área de quase 1000m². São inúmeros modelos dos anos dourados das décadas de 50 e 60 que irão fazer o visitante viajar no tempo. Além dos automóveis, motocicletas antigas, das mais famosas marcas, restauradas em grau de perfeição também estão em exposição no museu. O local fica aberto das 8h às 18h.

Dreamland - Museu de Cera
Considerado o primeiro museu de cera ambientado do mundo, possui uma área de mais de 1000 m² e dezessete cenários diferentes. Em cada ambiente é possível encontrar bonecos de grandes personalidades mundiais, visando reconstruir todo o clima dos grandes sucessos do cinema. O local fica aberto das 8h às 18h, com valores a partir de R$ 20,00.

Lago Negro
A história do Lago Negro já é uma atração à parte: conta-se que Leopoldo Rosenfeldt, considerado o pioneiro no turismo em Gramado, construiu um lago em meados de 1953, após um grande incêndio ter arrasado a imensa mata existente na região. Rosenfeldt decorou as margens do lado com árvores importadas da Floresta Negra da Alemanha, daí o nome, Lado Negro. Hoje, o local virou um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, sendo possível usar os pedalinhos em formato de cisne e caminhar por rotas cuja paisagem é encantadora.

Onde ficar:
Gramado possui uma extensa e bem estruturada rede hoteleira, sendo considerada a melhor do Rio Grande do Sul. O luxuoso Serrano Resort Convenções & SPA possui 272 apartamentos, decorados cuidadosamente para que o hóspede receba todo o charme que a Serra Gaúcha proporciona. O Resort também dispõe de diversas opções de lazer para família como piscinas térmicas, espaço kids (com recreacionistas), SPA, um completo Centro de Eventos. No quesito gastronomia, o Serrano Resort é destaque à parte. São seis opções da melhor gastronomia regional e internacional, para todos os gostos e idades. Os apreciadores da cozinha japonesa encontram no Tuna Sushi Bar uma variedade de mais de 40 tipos de sushi e pratos orientais.

Já se você prefere a culinária Italiana, não deixe de ir ao Forneria di Como e experimentar as diversas massas e focaccias (especialidade da casa) e visitar a adega climatizada do local, que possui mais de 134 rótulos e 1200 garrafas – você poderá ainda escolher pessoalmente o vinho. Para momentos de descontração e happy hour, o local ideal é o Maggiore Lounge e Bar, onde são servidos drinques, coquetéis e lanches, em um ambiente de muita descontração.

No Garda Café e Restaunte é onde é servido o delicioso café da manhã do Serrano Resort. Além disso, o restaurante também oferece serviço de Buffet para as demais refeições do dia. Para quem quiser experimentar o melhor das carnes nobres da região sul, o local indicado é o Frontera Sur. Mas se o que você quer é curtir bons momentos a dois, vá visitar o exclusivo Spazio Due. Com ar intimista e capacidade para receber até 12 convidados, o espaço possui decoração com objetos clássicos dos séculos 18 e 19 e belos lustres de cristais vindos da Tchecoslováquia. Além disso, o restaurante, reservado exclusivamente para casais, dispõe do Menu Confiance, no qual o cliente confessa suas preferências ao Cheff que prepara uma saborosa e surpreendente refeição personalizada.

Se você quer bem próximo às principais atrações de Gramado, o Hotel Alpenhaus é o ambiente ideal. Com 102 apartamentos, em estilo flat com minicopa, é a garantia de uma estada com muito conforto e elegância. A estrutura de lazer com sauna, sala de ginástica, jacuzzi com hidromassagem, piscina térmica coberta (a maior da Serra Gaúcha), e serviço de SPA, proporciona momentos de relaxamento e bem-estar.

Fonte: GJP Hotéis & Resorts

  
  

Publicado por em