Associado ABETA promove Workshop de Fotografia e Observação de aves

O curso de fotografia foi ministrado pelo fotógrafo de aves João Quental, que trabalha na área há mais de 20 anos

  
  

Com o objetivo de divulgar a observação de aves no Brasil e de reunir pessoas interessadas no assunto, a Pousada Paraíso – empresa associada à ABETA – promoveu, no período de 25 a 27 de março, a sexta edição do Workshop de Fotografia e Observação de Aves. O evento cresceu muito nos últimos anos e já atrai estudiosos e curiosos de todos os cantos do país.

Esta edição contou com a ilustre presença do ornitólogo Fernando Pacheco, profissional muito conhecido no meio da ornitologia brasileira e mundial. O biólogo é o atual presidente do Comitê Brasileiro de Registros Ornitológicos, colaborador da Sociedade Brasileira de Ornitologia, conselheiro do Fundação Biodiversitas e membro do Comitê da Birdlife International.

O curso de fotografia foi ministrado, mais uma vez, pelo fotógrafo de aves João Quental, que trabalha na área há mais de 20 anos. Nos últimos cinco anos esse envolvimento ficou ainda mais intenso, com a popularização da fotografia digital.

Mariana Ferraz, sócia proprietária da Pousada Paraíso, conta que eles tiveram saídas na manhã, tarde e noite de sábado, além da manhã de domingo. “Nas saídas em campo os participantes puderam fotografar algumas das mais de 200 distintas espécies já identificadas na região”, conta. “Após fotografá-las, João Quental fez uma análise do material produzido e deu dicas de uso do flash, iluminação, uso de lentes, que tipo de máquina utilizar, sobre fotometria, lentes, regulagens, playback, fluxo digital e tratamento de imagens”, completa Mariana.

Pousada cheia - Nos dias do evento, a Pousada Paraíso teve sua ocupação máxima. Foram 30 hóspedes, entre fotógrafos, observadores de aves e acompanhantes.

Ao todo, 17 pessoas participaram do curso. A ideia era limitar o número de inscritos para que não houvesse interferência de grandes grupos nas incursões à mata. “Não há como receber muitos observadores de aves ao mesmo tempo, a fim de não "espantar" as aves com os sons do caminhar e das conversas que as pessoas provocam”, explica Mariana.

A empresária comenta ainda que os participantes ficaram muito satisfeitos com o evento. “Eles aprenderam valiosas informações sobre como fotografar aves e como trabalhar com as fotos digitalmente, além de receber informações sobre as aves avistadas e sobre seus comportamentos”, finaliza.

O próximo workshop está previsto para outubro de 2011, onde além de observação de aves, haverá também informações sobre fotografia de natureza.
Mais informações: http://www.pousadaparaiso.com.br/jornal.htm
Para visualizar as fotos, acesse: http://jquental.multiply.com/photos/album/282/282

Fonte: ABETA

  
  

Publicado por em