Bahia continua líder em turismo no Nordeste

Em 2009, a Bahia alcançou ainda a posição de destino turístico preferido dos brasileiros, numa sondagem feita pelo Ministério do Turismo e Instituto Vox Populi

  
  

A Bahia continua a ostentar a primeira posição no ranking nordestino quando o assunto é atração de visitantes. Segundo dados da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o Estado possui um fluxo anual de 9 milhões de visitantes, 2 milhões a mais que a soma de Pernambuco e Ceará. Em termos nacionais, o Estado continua a ser o terceiro mais visitado pelos estrangeiros que viajam de avião, atrás apenas do Rio de Janeiro e São Paulo.

Em 2009, a Bahia alcançou ainda a posição de destino turístico preferido dos brasileiros, numa sondagem feita pelo Ministério do Turismo e Instituto Vox Populi. “Além disso, somos o único lugar do Brasil indicado pelo jornal americano The New York Times a ser visitado em 2010. Outra importante conquista nos últimos dois anos foi o de ser o destino turístico preferido dos portugueses, duas vezes consecutivas”, ressalta o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm.

Também no ano passado, o Estado foi o destino mais vendido pela operadora CVC, considerada a principal do país. Salvador e Porto Seguro são as cidades mais procuradas pelos clientes da empresa.

O segmento de lazer representa a maioria dos visitantes que vêm à Bahia. De acordo com números da Fipe, esses turistas são 46% do fluxo de pessoas que chegam ao Estado todos os anos. Os visitantes da área de negócios, por sua vez, representam 21%, segundo o mesmo levantamento.

Juntos, os recursos naturais e a cultura da Bahia representam 87% da preferência do turista de lazer, que tem uma estada média de 5,8 pernoites em território baiano. Cerca de 39% dos visitantes do segmento hospeda-se em hotéis e pousadas, ainda segundo os números da Fipe.

A atividade turística movimenta R$ 5 bilhões por ano no Estado e emprega mais de 200 mil pessoas nos setores de hotéis, bares e restaurantes.

Fonte: Governo da Bahia

  
  

Publicado por em