Bahia é o destino preferido entre os brasileiros

Segundo estudo do MTur, nos últimos dois anos, a Bahia foi o destino turístico preferido dos brasileiros que viajam pelo país.

  
  

Nos últimos dois anos, a Bahia foi o destino turístico preferido dos brasileiros que viajam pelo país. A informação é do Ministério do Turismo, que realizou pesquisa Vox Populi e ouviu 2.500 pessoas em todo o Brasil. O estudo foi divulgado nesta última quarta-feira (4).

De acordo com o levantamento, a “Boa Terra” liderou a lista de preferência dos brasileiros, com 11,6%, seguida por São Paulo (10,9%) e Rio de Janeiro (9,4). No quesito que perguntava qual seria a viagem que estaria nos planos para os próximos dois anos, 21,4% dos entrevistados citaram a Bahia, que também liderou essa lista com mais de dez pontos percentuais em relação a Pernambuco, que foi o segundo colocado com 11,9%. Também fizeram parte do ranking dos primeiros colocados os estados do Rio de Janeiro, com 11,3% das preferências, e o Ceará, com 9,8%.

Na pesquisa, os entrevistados citaram como principais atrativos dos estados itens como beleza natural, praias, população, festas populares, gastronomia, entre outros. Com relação aos pontos que precisam melhorar em todo o país, os turistas citaram infraestrutura de serviços, segurança, opções de lazer, restaurantes e informações turísticas.

Em entrevista ao programa Edição das Dez, da Globo News, na manhã desta quarta-feira, o secretário estadual de Turismo, Domingos Leonelli, destacou potencialidades da Bahia como as belezas naturais, a música e a simpatia do baiano, mas lembrou que o governo está atento às questões que influenciam na escolha do estado como destino.

“É preciso oferecer bons serviços, que são essenciais para que o turista fique satisfeito. Por isso, estamos investindo R$ 15 milhões em qualificação profissional e também disponibilizando ferramentas como o Serviço de Atendimento ao Turista e o Disque Bahia Turismo, que oferece informações em inglês, português e espanhol aos visitantes 24 horas”, destacou Leonelli.

Outros destaques

O estudo divulgado nesta quarta-feira apontou ainda que 80% dos brasileiros viajam por conta própria e apenas 20% contratam agências de viagem. Outro dado revelado é o gasto médio dos viajantes, que é de R$ 2,2 mil.

A pesquisa informou ainda que os brasileiros que viajam têm idade entre 25 e 34 anos e 51,3% têm nível superior. Um quarto dos entrevistados tem renda entre 5 e 10 salários mínimos.

Fonte: Secretaria de Turismo da Bahia

  
  

Publicado por em