Bairro Ipiranga, em São Paulo, vira destino turístico

Parceiros do projeto Roteiros Históricos e Culturais do Ipiranga calculam que no bairro há cerca de 175 atrações, entre pontos turísticos, restaurantes e museus

  
  

Um dos mais antigos bairros da capital paulitana, o Ipiranga, situado no sudeste de cidade, deve consolidar-se como destino turístico até 2011. Lançado oficialmente no final de 2008, o Projeto Roteiros Históricos e Culturais do Ipiranga entra na fase de consolidar as parcerias para iniciar os processos de capacitação dos envolvidos com o turismo do bairro.

Na primeira fase foi feito um levantamento das atrações turísticas da região, entre museus, casarões antigos e restaurantes. Posteriormente, os proprietários dessas atrações foram convidados a aderir ao projeto.

A partir das adesões, consultores visitaram os empreendimentos e identificaram as principais falhas que impedem a profissionalização do turismo na região. Até agora, 56 empreendimentos já receberam o diagnóstico técnico.

As capacitações visam contribuir com a profissionalização dos atrativos turísticos e culturais. “É hora de transformar os potenciais turísticos em atrativos turísticos”, comenta Andréia Bertolasi, analista do Sebrae/SP e uma das gestoras do projeto.

O plano para recuperar a história do bairro e transformar aspectos históricos, culturais e gastronômicos em atividades turísticas é uma iniciativa da Associação Comercial de São Paulo - Distrital Ipiranga, da Subprefeitura do Ipiranga, do Sindicato de Hotéis, Bares, Restaurantes e Similares de São Paulo e do Sebrae/SP, por meio do Escritório Regional Capital Leste.

As ações vão envolver aulas de inglês e espanhol, capacitação gerencial e operacional, entre outros treinamentos. “Até meados de 2011, nossa idéia é estabelecer três roteiros turísticos no bairro: o Roteiro Histórico Cultural, o Roteiro de Diversão e Arte e um Roteiro Religioso”, descreve Diego Mendes, consultor de turismo do Sebrae/SP.

Turismo da experiência

O Ipiranga é um dos bairros mais antigos da cidade. Ali há importantes pontos históricos, dentre os quais o Museu Paulista, mais conhecido como Museu do Ipiranga, que recebe, em média, 400 mil visitantes por ano.

Os parceiros do projeto Roteiros Históricos e Culturais do Ipiranga calculam que no bairro há cerca de 175 atrações, entre pontos turísticos, estabelecimentos de alimentação, agências de turismo e empreendimentos culturais.

Entre os destaques, o Museu da Zoologia, o Museu do Automóvel, o Memorial Santa Paulina (memorial em homenagem à primeira santa brasileira), o Museu Vicente de Azevedo, além de prédios históricos e restaurantes de comida típica.

Nos três roteiros que serão formatados ao longo do projeto, a idéia é integrar as atrações e proporcionar o exercício da experiência. “O turista que visitar o Museu do Automóvel poderá, por exemplo, fazer um test drive num carro antigo”, sugere Marcos Marsulo, consultor em cultura pelo Sebrae/SP.

Outra idéia é promover festivais de órgãos relacionados às igrejas do bairro, a exemplo do que já acontece anualmente com o Festival de Órgãos do Largo de São Bento, no centro da capital paulista. “Tenho a impressão de que vamos encher o bairro do Ipiranga de turistas”, manifesta Antônio Jorge Manssur, um dos maiores entusiastas do projeto.

Já foram investidos R$ 70 mil em visitas aos empreendimentos e consultorias. Até meados de 2011, o plano é lançar um catálogo de Negócios em Turismo e Cultura da região. No longo prazo, o desenvolvimento do turismo no bairro vai proporcionar um incremento econômico da região como um todo.

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Fonte: Agência Sebrae de Turismo

  
  

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