Balneário Camboriú ganha duas atrações turísticas

Complexo Turístico Cristo Luz inaugura, no final de julho, o “Memorial Balneário Camboriú e o de Artes Sacras” em homenagem aos 10 anos do monumento e ao aniversário da cidade. BALNEÁRIO CAMBORIÚ

  
  

Complexo Turístico Cristo Luz inaugura, no final de julho, o “Memorial Balneário Camboriú e o de Artes Sacras” em homenagem aos 10 anos do monumento e ao aniversário da cidade.

BALNEÁRIO CAMBORIÚ - Até o final de julho, o Complexo Turístico Cristo Luz, localizado em Balneário Camboriú (SC) – principal destino turístico do sul do país - apresentará duas novas atrações artístico-culturais aos seus visitantes: o “Memorial Balneário Camboriú e o de Artes Sacras”. As novidades já fazem parte das comemorações dos 10 anos de Cristo Luz, e também da cidade que completou 43 anos no dia 20 de julho.

O “Memorial Balneário Camboriú” é uma mostra fotográfica permanente da cultura e da história de Balneário Camboriú desde a década de 40, quando começou a sua colonização, passando pelos anos 60, com a sua emancipação político-administrativa, até os dias de hoje. Nesta trajetória, serão apresentadas imagens que mostram a construção do monumento Cristo Luz - de 33 metros de altura - a sua inauguração, em 4 de outubro de 1997, e fotos dos dias atuais - monumento este que contribuiu para o desenvolvimento do turismo na cidade, sua principal economia.

Em uma área de 220 m2, serão apresentadas cerca de 300 fotos. Os turistas percorrerão um labirinto observando as imagens - ampliadas com moderna tecnologia - em painéis de diversos tamanhos, com objetivo de conduzir o visitante a uma aventura inesquecível pela história e pela cultura da cidade. No final do labirinto, com mais fotos emoldurando o ambiente, haverá ainda uma área que servirá como espaço multicultural e será aberta para eventos temporários como lançamentos de livros, exposições de artes e outras manifestações do gênero, como forma de valorização da arte regional.

O diretor do complexo, Mario Pretto, explica que a nova atração tem como objetivo agregar valores ao empreendimento, proporcionar opções de lazer diferenciadas e inovadoras e, além disso, ampliar a permanência do visitante ao Cristo Luz. Segundo ele, também servirá como ferramenta às instituições de ensino como forma de apresentar, de uma maneira dinâmica e divertida, a evolução do município, desde sua emancipação, resgatando as suas raízes e a sua história.

MEMORIAL DE ARTES SACRAS

Depois do passeio pelo “Memorial Balneário Camboriú” observando as belas imagens de Balneário Camboriú e do Cristo Luz, mais uma atração surpreenderá os visitantes. Será o “Memorial de Artes Sacras” com exposição permanente de uma réplica da veste usada pelo Papa Bento XVI na missa realizada no Campo de Marte, SP, em sua recente visita ao Brasil, de uma réplica das vestes usadas pelos bispos na mesma cerimônia e de uma tradicional batina usada pelos padres. As vestes, tanto as originais quanto as réplicas, foram confeccionadas pela empresa de Balneário Camboriú, Arte Sacro Paramentos Litúrgicos.

Na área, toda envidraçada, também ficarão expostas imagens do papa João Paulo II em sua terceira e última visita ao Brasil, em 1997, abençoando, de forma simbólica, o monumento Cristo Luz, além de objetos e documentos relacionados.

O Memorial Balneário Camboriú e o de Artes Sacras ficarão abertos durante o ano inteiro nos mesmos horários do Complexo Cristo Luz e todos os visitantes que tiverem o ingresso ao “Cristo Luz’ terão acesso livre às atrações.

Serviço:

Para visitar o complexo Cristo Luz, há ônibus gratuito durante o ano todo partindo de vários pontos da Avenida Brasil, no centro de Balneário Camboriú.

Grupos acima de 30 pessoas podem agendar o transporte exclusivo através do tel.: (47) 3367-4042. O ingresso, por pessoa, custa R$ 6, até às 19h, e R$ 13, depois das 19h.

Nos meses de maio, junho e agosto, funciona de quarta a sábado, das 15h às 0h. Aos domingos, das 10h às 0h. Nos meses de julho e setembro, funciona de terça a domingo, das 10h às 0h. Nos meses de outubro a abril, funciona diariamente, das 10h às 0h.

O acesso ao complexo é feito pela Rua Indonésia, no Bairro das Nações. Informações adicionais podem ser obtidas pelos tels.: (0**47) 3367 4042/ 3363 2329/ 3367 3369.

fonte: Agência Brasileira de Notícias

Balneário Camboriú

  
  

Publicado por em