Belém/PA integra roteiros Marca Tour da Experiência

A capital paraense está representada no estande, que reúne mais cinco destinos brasileiros

  
  
Representação do Ver-O-Peso, maior feira livre da América Latina, localizada em Belém do Pará

Os cheiros e sabores da capital paraense estão presentes no estande do projeto Economia da Experiência, na ABAV 2009 – Feira das Américas , aberta na quarta-feira (21), no Rio de Janeiro. Ainda na tarde de quarta-feira, foi lançada a marca Tour da Experiência, que reúne uma rede nacional de 152 empreendimentos que têm como principal característica ofertas de serviços diferenciados em que o turista tem a oportunidade de vivenciar experiências e não somente contemplar os lugares visitados. “Nossa proposta é que o consumidor compre os destinos pela emoção, traduzida pela paixão de estar nesses lugares. Por isso escolhemos um estado de cada região para integrar o projeto”, comentou Daniela Moraes, superintendente do Instituto Marca Brasil, um dos realizadores do projeto.

O “Economia da experiência, abrangência de novos destinos”, tem como objetivo proporcionar aos turistas experiências únicas e encantadoras e, na capital paraense, teve a adesão de 20 empresas. Vale ressaltar que a cidade foi escolhida pelo Ministério do Turismo por seu potencial cultural e sua rica culinária e religiosidade.

O projeto, realizado pelo Sebrae, em parceria com o Instituto Marca Brasil (IMB), Embratur e o Ministério do Turismo, visa aumentar o número de ações inovadoras nos estabelecimentos contemplados, aperfeiçoar a produção turística local e satisfazer ainda mais o turista.

Além da capital paraense, participam as cidades de Petrópolis (RJ), Porto Seguro (BA – Costa do Descobrimento), região da Uva e Vinho – Serra Gaúca (RS) e Bonito (MS).

Para José Zuquim, presidente do IMB, o lançamento da marca Tour da Experiência será um divisor de águas na indústria do turismo nacional. “Com a marca, o empresário vende o valor agregado e a possibilidade de o visitante conviver com atividades e experimentar sensações novas. Com isso, o turista compra a experiência e é inserido no contexto do lugar visitado”, observou Zuquim.

A coordenadora da Carteira de Turismo do Sebrae Nacional, Valéria Barros, lembra que muito mais importante que lançar a marca Tour da Experiência é lançar o conceito da mesma que, segundo ela, é a tendência para o turismo dos próximos anos. “É a soma de elementos de satisfação, emoção, inspiração e prazer nas viagens que são fontes de conhecimento que fazem com que o turista passe de uma visão de venda de turismo massivo para o personalizado”, lembra Valéria. “A proposta é que o turista seja protagonista do lugar”, diz.

A marca Tour da Experiência tematiza os roteiros com base na inserção gastronômica, religiosidade, entre outros aspectos, e a proposta é incorporar os roteiros às operadoras do mercado e a disseminação é feita por meio do Sebrae nos Estados.

Serviço:
Agência Sebrae de Notícias - (61) 3348-7138 e 2107-9362
www.agenciasebrae.com.br

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em