Brasil e Andorra firmam acordo de cooperação turística

Permitirá troca de experiências, compartilhamento de estatísticas, pesquisas, estudos e alinhamento dos órgãos multilaterais do turismo

  
  

O Ministério do Turismo do Brasil (MTur) e o Ministério do Turismo e Meio Ambiente do Principado de Andorra firmaram, na terça-feira (30/4), acordo de cooperação e troca de experiências em programas turísticos.

Andorra se destaca pelo sistema de recepção de turistas russos, que, em 2012, recebeu mais de 50 mil visitantes. Nos próximos anos, o principado pretende duplicar esse número.

“Podemos aprender boas práticas com eles, como eles conseguiram montar essa estrutura de atrair russos, que hoje é um dos nossos objetivos”, avaliou o diretor do Departamento de Relações Internacionais do MTur, Acir Madeira.

“Esse desafio passa pela necessidade de capacitar mão de obra que possa atender os russos na medida em que eles exigem, ou seja, que seja capaz de falar a língua e atender suas demandas”, justifica.

O acordo permitirá troca de experiências, compartilhamento de estatísticas, pesquisas e estudos, alinhamento dos órgãos multilaterais do turismo e outras áreas de cooperação que podem ser exploradas, inclusive na formação de quadros para receptivos russos no Brasil.

Para o secretário-executivo do MTur, Valdir Simão, experiências como essas ajudam o Brasil a focar melhor a sua promoção para o desenvolvimento de seus produtos turísticos voltados para o público que o Brasil quer atrair, em especial aos países dos BRICs.

“Andorra fez pesquisa de mercado e entende as expectativas dos turistas russos, que são bem recebidos e têm deixado grandes divisas no principado”, disse Simão.

O chanceler de Andorra, Gilbert Saboya Sunyé, disse que pretende desenvolver programas de intercâmbio de experiências entre os dois países e que esse primeiro encontro oficial intensifica a relação.

“Estamos agradecidos por essa visita. São importantes para Andorra as relações com o Brasil. Será um passo para as relações econômicas e turísticas. Podemos compartilhar nossas experiências”, disse o chanceler.

Sobre Andorra

Área: 470 quilômetros quadrados (aproximadamente)

Capital: Andorra-a-Velha (Andorra la Vella)

População: 84 mil (2008)

Governo: Monarquia parlamentarista

Idioma: Catalão (oficial), espanhol e francês

Moeda: Euro

Produto Interno Bruto (PIB): US$ 3,1 bilhões (2011). Turismo representa 80% da economia andorrana

Turismo: Cerca de nove milhões de turistas visitam o país anualmente, atraídos não só pelas estações de esqui, resorts de inverno e verão, mas também pelos museus e edificações históricas e pelo status de “paraíso fiscal”.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em