Brasil e Portugal reforçam laços no turismo

Questões pontuais para estreitar os laços entre os dois países foram discutidos na Feira das Américas – Abav 2011

  
  

O Ministério do Turismo do Brasil e a Secretaria de Estado de Turismo de Portugal vão potencializar as ações do Grupo de Trabalho que discute estratégias para a cooperação mútua na área de turismo. O assunto foi tratado em reunião entre a secretária Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo, Bel Mesquita, e a secretária de Turismo de Portugal, Cecília Meireles. O encontro ocorreu no Riocentro, no Rio de Janeiro, durante a Feira das Américas – Abav 2011.

A reunião serviu para incrementar uma parceria iniciada em 1982, com a assinatura do primeiro acordo bilateral no campo do turismo. Em 2009, foi formalizada a criação do GT de Intercâmbio de Informações e Experiências em Turismo. O encontro desta quarta-feira (19), no entanto, ampliou as perspectivas de cooperação, incluindo questões pontuais como a tradução para a língua portuguesa do manual de eficiência energética para a hotelaria editado pela Organização Mundial do Turismo (OMT).

Ao Brasil interessa também conhecer o modelo de qualificação profissional adotado na preparação de Portugal que sediou o Campeonato Europeu de Futebol (Eurocopa), em 2004. Outra área de interesse para intercâmbio são as ações voltadas para amenizar os efeitos da sazonalidade nos destinos turísticos.

A secretária de Turismo de Portugal, cujo cargo equivale ao de ministro de Estado, está no Brasil para participar do evento da Associação Brasileira de Agências de Viagens (Abav), que ocorre até a próxima sexta-feira (21/10). O encontro com Bel Mesquita foi realizado no estande do Ministério do Turismo na Feira das Américas.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em