Brasil e Portugal trocam experiências de segmentação turística

Participantes do 2º Encontro Nacional de Segmentação conhecerão boas práticas de turismo adotadas em Portugal

  
  
Encontro Nacional de Segmentação do Turismo

O Ministério do Turismo (MTur) promove nesta segunda-feira (07), em Brasília, o 2º Encontro Nacional de Segmentação. O evento é uma oportunidade de debates entre gestores públicos e privados, que tem como objetivo propor soluções para os principais entraves do desenvolvimento dos segmentos turísticos no Brasil. Este ano, o encontro contará com a participação de Maria José Coelho, técnica de Desenvolvimento de Produtos e Destinos do Ministério do Economia e da Inovação de Portugal.

Com o tema “Estratégias de estruturação de produtos turísticos segmentados”, a palestrante apresentará as experiências bem sucedidas de Portugal no setor turístico. Para o secretário Nacional de Políticas de Turismo, Airton Pereira, a troca de conhecimento será importante para o amadurecimento do processo de segmentação do turismo no Brasil, e contribuirá para o fortalecimento da competitividade dos destinos brasileiros.

“A possibilidade de realizar a disseminação das boas práticas desenvolvidas em Portugal enriquecerá as discussões do encontro e possibilitará o surgimento de estratégias e inovações que podem ser implementadas no Brasil, com agregação de valor e diverficação da oferta dos produtos turísticos brasileiros” acrescenta o secretário.

Na ocasião, o MTur apresentará a matriz situacional dos segmentos turísticos, um relatório que aponta os entraves para o desenvolvimento e a estruturação de oito segmentos turísticos, além de possíveis soluções. O documento é uma reunião de pesquisas, estudos, diagnósticos e resultados de discussões sobre o panorama dos segmentos turísticos do país.

Durante os trabalhos, cada instituição parceira receberá um documento com as ações que poderão ser realizadas em parceria com o Ministério do Turismo para solucionar os entraves identificados.

TURISMO ACESSÍVEL

No encontro, o secretário Nacional de Políticas de Turismo fará o lançamento da cartilha “Turismo Acessível”. Em quatro volumes, o manual reúne informações sobre a legislação e direitos da pessoa com deficiência, além de normas técnicas e orientações para promoção da acessibilidade em estabelecimentos turísticos.

Horário - Atividade
8h30 - Credenciamento
9h - Abertura solene
10h - Palestra: posicionamento de produtos turísticos, por meio da estratégia da segmentação.
Palestrante: Sra. Maria José Coelho – Representante do Ministério do Turismo, Economia e Inovação de Portugal
10h45 - Palestra: política de segmentação adotada pelo Ministério do Turismo.
Palestrante: Airton Pereira – Secretário Nacional de Políticas de Turismo do Ministério do Turismo
11h30 - Trabalhos em grupo para discussão acerca de soluções para os entraves identificados na Matriz Situacional dos Segmentos Turísticos.

Grupos de trabalho:

1. Ecoturismo

2. Turismo de Sol e Praia

3. Turismo de Aventura

4. Turismo de Pesca

5. Turismo Rural

6. Turismo de Negócios e Eventos

7. Turismo de Estudos e Intercâmbio

8. Turismo Cultural

9. Turismo Náutico

12h30 - Intervalo para o almoço
14h30 -Continuação dos trabalhos em grupo.
17h - Encerramento

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em