Brasileiros já se beneficiam com ações para a Copa de 2014

O grande evento só irá acontecer em 2014, mas já começou a agitar o Brasil inteiro, trouxe mudanças e inovações favorecendo turistas e moradores em diversas cidades-sede

  
  
Fachada do Teatro Amazonas - Manaus

A Copa do Mundo de 2014 atrairá torcedores de todos os quadrantes do planeta e as 12 cidades-sede já estão se preparando para receber a massa multicultural. Muitos projetos como o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) Parangaba-Mucuripe, em Fortaleza, ou o Bus Rapid Transit (BRT) das avenidas Antônio Carlos e Cristiano Machado, em Belo Horizonte, serão de grande utilidade para visitantes e moradores da região quando estiverem finalizados. No entanto, turistas e locais já desfrutam de algumas novidades em diversos municípios onde obras e ações já foram realizadas.

Na cidade vigiada pelo Cristo Redentor, o Rio de Janeiro, cerca de 80 homens da Polícia Militar foram treinados pela Polícia Nacional Francesa para melhorar a segurança durante grandes eventos como a Copa. Contudo, a novidade que deixou a vida de turistas e cariocas mais prática e divertida é o novo sistema de transporte compartilhado de bicicletas, o Bike Rio. A ideia de bicicletas públicas nasceu na Dinamarca e a zona sul do Rio já conta com 400 magrelas divididas entre 42 postos.

Já na capital paulista, as novas linhas e estações de metrô – linha amarela e extensões da linha verde – facilitaram o acesso a diversas atrações da metrópole e melhoraram a vida de milhares de pessoas que circulam diariamente pela cidade e suas cercanias. Atualmente, o metrô de São Paulo tem cinco linhas, 74 quilômetros de extensão e 64 estações em funcionamento. Além disso, a Arena de São Paulo – estádio que receberá a abertura dos jogos – possui duas estações de metrô e uma de trem em suas redondezas.

Copa para todos
Localizada a 135 quilômetros de São Paulo, Socorro é referência nas ações voltadas para a acessibilidade e oferece adrenalina e aventura com segurança e estrutura a pessoas com deficiência. Embora não seja uma das cidades-sede, o município já se prepara para o fluxo de turistas que virá para vibrar pelo mundial e consequentemente dará uma escapulida para desfrutar outras atrações, além das disputas no gramado. A partir de iniciativas pública e privada, Socorro desenvolveu infraestrutura urbana, hoteleira e de entretenimento adaptada para pessoas com deficiência.
Assim como Socorro, outras cidades além das sedes serão privilegiadas com a realização dos jogos mundiais no Brasil. Com o objetivo de instigar os turistas a desfrutar dos atrativos localizados no entorno dos palcos da Copa 2014, o Ministério do Turismo vai definir os destinos e produtos turísticos brasileiros que serão promovidos. A intenção do Ministério é aumentar o número de atrativos oferecidos aos turistas da Copa, beneficiando também os municípios localizados no entorno das 12 cidades-sede e de fácil acesso para os turistas. O trabalho será realizado em conjunto com as secretarias estaduais e municipais de turismo, que deverão sugerir os destinos a serem trabalhados dentro de critérios estabelecidos pelo MTur.

Parque Farroupilha, também conhecido como Parque da Redenção - Porto Alegre

¡Hola! ¿Que tal?
Para acolher melhor os turistas que visitam o Brasil, o Ministério do Turismo está estruturando novos programas de qualificação profissional para aprimorar o atendimento não só no aprendizado de novas línguas como o inglês e espanhol, mas também cursos de capacitação para o melhor atendimento aos turistas estrangeiros e nacionais.

Uma ação importante no campo da comunicação e acessibilidade foi o curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) realizado pela Infraero no aeroporto Internacional de Recife (Gilberto Freyre – Guararapes). Ministrado por professores da Universidade de Pernambuco (UPE) para 17 funcionários do aeroporto, o curso teve como objetivo formá-los na comunicação co m deficientes auditivos, integrando os planos do governo para melhorar a qualidade do atendimento aos passageiros, cuja demanda aumentará com a aproximação da Copa do Mundo de 2014.

Até 2014 diversos outros projetos de infraestrutura, mobilidade, educação, segurança, entre outros, estarão concluídos, deixando o território verde-amarelo ainda mais atrativo e acolhedor tanto para a população internacional como para os próprios brasileiros que vivem e viajam por estas terras cheias de encanto e beleza. Que venham os jogos!

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em