Brasília ganha novo ponto turístico

A Torre de TV Digital é mais novo ponto turístico de Brasília. O novo monumento da cidade, projetado por Niemeyer, lembra a duas pétalas abertas e por isso recebeu o apelido de “Flor do Cerrado”. A visitação é gratuíta e conta com guias de turismo

  
  
Torre de TV Digital

A Torre de TV Digital, projetada por Oscar Niemeyer e recém-inaugurada em Brasília, está entre as atrações mais visadas por turistas na Capital Federal.

Isso porque o novo mirante turístico, que tem capacidade para receber 500 pessoas diariamente, está a 120 metros do chão – de onde se pode admirar e fotografar a mais ampla vista da cidade-símbolo do cerrado brasileiro. De acordo com a Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur-DF), o local oferece visitas guiadas com o acompanhamento gratuito de um guia de turismo.

Ao pé da torre, os visitantes também podem conferir a exposição Memória Candanga, com imagens do Arquivo Público do DF sobre a construção de Brasília e da própria torre. Ainda no térreo, é possível experimentar produtos da agricultura familiar do DF e delícias típicas do cerrado, como sorvetes de frutas nativas. No mesmo local, o turista pode comprar plantas típicas do Planalto Central brasileiro e peças artesanais.

O novo monumento turístico da cidade, pelo formato em semelhança a duas pétalas abertas, recebeu o apelido de “Flor do Cerrado”. Aos olhos Isabella Lyrio, fotógrafa brasiliense que está acostumada a registrar as belezas da capital do Brasil, a nova atração proporciona “observar toda a urbanidade se espalhando pelo planalto, entre o cerrado e o lago. É um momento de se surpreender com o crescimento da cidade por meio de um visual único”, opina.

SERVIÇO
Para subir ao mirante, o visitante precisa apenas retirar uma senha de acesso aos elevadores, que começam a funcionar às 9h. O último grupo sobe pontualmente às 17h e cada visita tem duração aproximada de 30 minutos.

Somente nos primeiros dias de funcionamento do equipamento, cerca de 3 mil pessoas visitaram o local. Mais informações são obtidas junto ao Centro de Atendimento ao Turista da nova torre, localizada no Grande Colorado, próximo a Sobradinho, e aberta a visitação, aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 17h.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em