Brasília também está no Olá, Turista!

Nesta quinta-feira (15), o programa foi apresentado a representantes de entidades ligadas ao turismo no Distrito Federal

  
  

Nesta quinta-feira (15), o Programa Olá, Turista! foi apresentado a representantes de entidades do turismo no Distrito Federal, como a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (ABIH), Associação Brasiliense de Agências e Receptivos de Viagens (Abare) e o Sindicato dos Permissionários de Táxi e Motoristas do DF (Sinpetaxi), dentre outros. O programa é uma iniciativa do Ministério do Turismo (MTur) em parceria com a Fundação Roberto Marinho com o objetivo de qualificar o setor para a Copa de 2014.

Fazer uma reserva de hotel, transportar um passageiro ou realizar um tour são atividades comuns para os profissionais que trabalham com o turismo. Parece fácil, mas quando o idioma do cliente é outro, a situação pode ficar complicada. Pensando nos 600 mil turistas estrangeiros que o Brasil deverá receber durante a Copa de 2014, o Ministério do Turismo (MTur) lançou o programa Olá, Turista!, que oferece cursos de idiomas para os trabalhadores que receberão esses visitantes.

A gerente de Desenvolvimento Institucional da Fundação Roberto Marinho, Mônica Pinto, participou do encontro técnico e destacou a importância do programa: “É um projeto ambicioso que vai ajudar milhares de brasileiros. A Copa de 2014 é um marco. É um evento que vai abrir a porta para que os turistas estrangeiros se apaixonem pelo Brasil e retornem muitas vezes”.

Para participar do Olá, Turista!, as associações devem acessar o endereço virtual www.olaturista.org.br, fazer o cadastro e solicitar o número de vagas necessárias. No DF, 819 alunos já estão participando dos cursos.

O coordenador de Qualificação e Certificação do MTur, Luciano Paixão, ressaltou que a participação das entidades é fundamental para o sucesso da iniciativa. “Nós não podemos fazer nada sozinhos. Queremos dar um show de bola não só nos campos, mas também na recepção”, acrescentou.

ESTUDANTES TAMBÉM PODEM
Os estudantes de Turismo ou do Ensino Médio também podem participar. Vale lembrar que cada participante só pode cursar um idioma – inglês ou espanhol. O prazo para conclusão do curso, que é online, é de um ano. No entanto, o login que não tiver acesso por mais de 30 dias será desativado.

A primeira etapa do programa contemplou São Paulo, Manaus, Rio de Janeiro, Fortaleza, Salvador e Recife. A segunda fase, lançada no 5º Salão do Turismo, está beneficiando as outras seis cidades-sede da Copa – Brasília, Cuiabá, Porto Alegre, Belo Horizonte, Curitiba e Natal. No total, são 80 mil vagas.

  
  

Publicado por em