Caldas Novas é conhecida como o paraíso natural do cerrado brasileiro

Muito além de um manancial hidrotermal, oferece belos recantos naturais, onde se pode apreciar várias espécies da flora e fauna típicas do cerrado

  
  
Lago Corumbá: ideal para os esportes náuticos /Divulgação

Conhecida como uma das maiores estâncias hidrotermais do mundo, Caldas Novas é um município localizado a cerca de 160 quilômetros do centro de Goiânia

(GO). Suas águas quentes chegam a temperaturas de até 58°C e atraem mais de um milhão de turistas, por ano.

Por muito tempo, acreditou-se que essas águas eram fruto de vulcões extintos, porém, diversos estudos depois, descobriu-se que o aquecimento é proveniente de um fenômeno natural chamado geotermia, resultado das características naturais da região.

As águas das chuvas penetram em fissuras nas rochas e infiltram-se no solo a até 1.200 metros de profundidade. A cada 30 metros, a água é aquecida em aproximadamente 1ºC, devido à proximidade com o centro da Terra.

A água é, então, aquecida a altas temperaturas, ganha pressão para retornar à superfície e mistura-se com o volume frio do lençol freático.

Por serem ricas em ácidos carbônico e clorídrico, potássio, sódio, cálcio e magnésio, algumas pessoas creem que essas águas possuem propriedades medicinais que auxiliam em problemas de circulação, ajudam na redução da pressão arterial, combatem reumatismo, artrites, dissolvem cálculos renais e melhoram a digestão.

Além de proporcionar momentos mágicos de relaxamento, o que ocasiona a diminuição do estresse e da ansiedade. Apesar de não existir nenhuma comprovação científica, quem visita a região consegue, rapidamente, sentir as melhorias no contato com as águas.

Muito além de um manancial hidrotermal, a região oferece ainda belos recantos naturais, onde se pode apreciar várias espécies da flora e fauna típicas do cerrado, como ipês, paineiras, tucanos, gaviões, beija-flores, araras e canários.

Um dos destaques da cidade é o Parque Estadual da Serra de Caldas Novas. As caminhadas pelas trilhas, feitas na companhia de guias, conduzem a refrescantes banhos nas quedas da Cascatinha e Paredão. O passeio pode levar de duas a três horas.

Outro ponto turístico local que merece visita é o Jardim Japonês. Construído pelo oriental Toshiyuki Murai, o lugar tem grande significado espiritualista e deve ser visitado na companhia de um guia local treinado, que fará a interpretação de todos os componentes do Jardim.

E, por tratar de áreas, o Parque das Primaveras apresenta 25 mil m² de muito verde, com instalações moldadas cuidadosamente pela mãe natureza, completando um cenário de rara beleza. Suas piscinas são servidas com águas termais, permanentemente re novadas. Um mini zoológico, poço de água termo-mineral, cascatas e parque infantil enriquecem a área de lazer.

Para conhecer melhor a cultura local, a Praça Mestre Orlando, popularmente chamada de Praça Central, é ponto de encontro na cidade, atraindo principalmente jovens, que à noite saem em busca de diversão. É onde fica a Igreja de Nossa Senhora das Dores ou Igreja Matriz, a construção mais antiga de Caldas Novas, datada de 1850.

Apesar de bastante simples, vale à pena conhecer os quadros nas paredes, que retratam cenas do passado. Quem quiser ir mais longe, o passeio no trenzinho é muito divertido e dá para conhecer algumas ruas e lojas interessantes.

Quem busca mais aventura, o Lago Corumbá é o lugar ideal para esportes náuticos como jet-ski, remo, barco à vela, windsurf, esqui-aquático, para-pente, entre outros, além de passeios de lancha e pesca artesanal. Situado a 8 quilômetros da cidade, o lago tem uma extensão de 65 Km2 e formou-se em 1997, com o fechamento das comportas da Hidrelétrica de Corumbá.

Já quem quiser fugir um pouco das águas quentes, a Cascatinha da Água Fria, localizada no sopé da Serra de Caldas, próximo do município, é o lugar ideal.

Conforto e tranquilidade:

Toda a beleza local e as maravilhas das águas naturalmente quentes podem ser encontradas com todo o conforto e praticidade no recém-inaugurado Ecologic Ville Resort & Spa. Administrado pela MW Hotels Administradora, o complexo oferece uma área de lazer e descanso de mais de 53 mil m², destes quase 18 mil m² são destinados à preservação ambiental, com uma trilha ecológica de 1,5 quilô metro.

Serviço:

- Caldas Novas pode ser visitada o ano todo. O período de chuvas vai de novembro a março.

- Ecologic Ville Resort & Spa

Endereço: Chácara Portal das Águas Quentes, nº 15. Bandeirantes

Acessos:

De Goiânia: BR-153, depois GO-139.

De Brasília: BR-040, BR-050, GO-330, depois GO-213.

De Caldas Novas:

Goiânia: 160 km

Brasília: 330 km

Visite: www.revistaecotour.com.br

Fonte: Simone Bolletta

  
  

Publicado por em