Caminhadas Turísticas de Verão, em Porto Alegre, começam em janeiro

Nos meses de janeiro e fevereiro, o programa Viva o Centro a Pé irá retomar as Caminhadas Turísticas de Verão

  
  
Primeiro Roteiro será dia 8, com saída às 10h do SAT Mercado do Bom Fim

Nos meses de janeiro e fevereiro, o programa Viva o Centro a Pé irá retomar as Caminhadas Turísticas de Verão, em Porto Alegre, que tiveram sua primeira edição nos dois primeiros meses deste ano. Conduzidos por um guia de turismo, que repassará informações históricas e curiosas sobre os locais visitados, os participantes irão conhecer prédios, monumentos, equipamentos culturais e áreas verdes que são atrativos turísticos e fazem parte do patrimônio cultural e ambiental da cidade. Além disso, em cada edição, sempre haverá visitação interna a um equipamento. A realização é das secretarias municipais de Turismo, Planejamento Municipal e Cultura, Viva o Centro e Gabinete da Primeira-Dama.

O calendário e os roteiros das Caminhadas Turísticas de Verão 2011 já estão definidos. Elas ocorrerão sempre em sábados, com início às 10h e duração média de duas horas. A primeira edição será dia 8 de janeiro, com o "Roteiro Redenção". Entre outros pontos, serão visitados o Monumento ao Expedicionário, o espelho d'água, os recantos Alpino e Oriental, o Orquidário e o Mini Zôo. O local de saída do grupo será o Serviço de Atenção ao Turista (SAT), localizado na loja 11 do Mercado do Bom Fim, Parque da redenção.

As edições seguintes, sempre com roteiros diferenciados, ocorrerão dias 22 de janeiro, 19 e 26 de fevereiro. Interessados em conhecer mais e melhor os atrativos turístico que a Capital oferece já podem fazer sua inscrição pelo telefone 3333-1873, ou pelo e-mail vivaocentroape@gmail.com. O ingresso será a doação preferencial de um quilo de feijão, arroz, óleo ou farinhas, que deverá ser entregue no local de saída de cada roteiro. As doações serão encaminhadas a instituições assistenciais conveniadas ao município.

8 de janeiro: Roteiro Redenção
Saída: 10h, do Serviço de Atenção ao Turista (SAT) Mercado do Bom Fim (Av. Osvaldo Aranha, s/n°, loja 11 – Parque Farroupilha). Atrativos: Monumento ao Expedicionário, Espelho d’água, Recanto Alpino, Recanto Oriental, Orquidário, Mini Zôo entre outros. Visitação interna: local a confirmar.

22 de janeiro: Roteiro comemorativo aos 150 anos do Pe. Landell de Moura
Saída: 10h, do Serviço de Atenção ao Turista (SAT) Centro Histórico (Mercado Público Central – loja 99, térreo). Atrativos: Igreja Nossa Senhora do Rosário, Viaduto Otávio Rocha, Catedral Metropolitana, Cúria Metropolitana, residência de Antônio Chaves Barcellos, Instituto Histórico e Geográfico. Visitação Interna: local a confirmar.

19 de fevereiro: Roteiro Cidade Baixa
Saída: 10h, do totem do Caminho dos Antiquários (Rua Demétrio Ribeiro, em frente a Praça Daltro Filho, no encontro das ruas Coronel Genuíno e Marechal Floriano). Atrativos: Caminho dos Antiquários, Praça dos Açorianos, Monumento Mãe Bebê, Instituto Pão dos Pobres, Travessa dos Venezianos, Casa Chico Lisboa.
Visita Interna: local a confirmar.

26 de fevereiro: Roteiro Territórios Negros
Saída: 10h, do Serviço de Atenção ao Turista (SAT) Linha Turismo (Travessa Do Carmo, 84 – Cidade Baixa)
Atrativos: Largo Zumbi dos Palmares, Museu Joaquim José Felizardo, Ginásio Tesourinha, Centro Municipal de Cultura e Lazer Lupicínio Rodrigues.

Fonte: Prefeitura de Porto Alegre

  
  

Publicado por em