Caminhão Destino Brasil encerra turnê pelo país

Cerca de 340 empresários identificaram boas oportunidades de negócios ao participar da ação do MTur – como cursos de qualificação, ações de benchmarking e acesso a financiamentos

  
  

Apresentar aos brasileiros os melhores lugares, ajudar na escolha do destino para a próxima viagem, promover o hábito da viagem dentro do país e estimular a formalização do setor. Assim, o Caminhão Destino Brasil, que percorreu 18 cidades do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Belo Horizonte, Distrito Federal e Rio de Janeiro, encerra sua turnê pelo país. Durante quatro meses, 765 empresários do setor e 33.235 pessoas visitaram o caminhão.

Além de cinema com filme 3D sobre a experiência de vida com base no turismo e telas interativas sobre destinos turísticos brasileiros e programas do Ministério do Turismo (MTur), a carreta, com 13,5 metros, levou, aos empresários dos destinos por onde passou, informações sobre as vantagens e importância de ser um prestador de serviços turísticos cadastrado no sistema do MTur, o Cadastur.

“A ação casada de promoção e estímulo ao cadastramento teve resultados bastante significativos. Conseguimos dar maturidade ao cadastro e à formalização do setor, ao mostrar aos prestadores que o turismo ganha em capilaridade e importância econômica quando apresentado como setor estruturado e formalizado”, ressalta a coordenadora-geral de Serviços Turísticos do MTur, Rosiane Rockenbach.

Segundo Rockenbach, a ação reforçou, ainda, as oportunidades de negócio possibilitadas pelo Cadastur. “O setor turístico é formado basicamente por pequenos e médios empresários. Nosso esforço foi mostrar a esse empresário que, se ele se organizar, ele pode ser grande. O MTur aposta nos empresários do setor ao oferecer oportunidades de qualificação, financiamento, promoção e negócios aos prestadores cadastrados”, destaca.

Segundo pesquisa realizada pela equipe do Caminhão Destino Brasil, 337 empresários identificaram boas oportunidades de negócios ao participarem da ação. Entre as oportunidades mais citadas estão o acesso a cursos de qualificação (243), a ações de benchmarking (172) – método de aprendizado por meio da observação das melhores experiências nacionais e internacionais –, a financiamentos (149) e a participação no Salão do Turismo – maior evento do setor voltado para o mercado consumidor.

Das 354 pessoas que responderam os questionários, entre guias de turismo, agentes de viagem e representantes de meios de hospedagem, 231 já conheciam o Cadastur, outros 159 já eram cadastrados e apenas seis não demonstraram interesse em cadastrar-se.

O cadastro junto ao MTur é obrigatório para meios de hospedagem, agências de turismo, transportadoras turísticas, organizadoras de eventos, parques temáticos, guias de turismo e acampamentos turísticos. Para se cadastrar, basta acessar o endereço www.cadastur.turismo.gov.br .

O Caminhão Destino Brasil é um projeto do MTur desenvolvido pelo Instituto Cia do Turismo.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em