Campanha do Governo do Espírito Santo incentiva turismo interno

O objetivo é divulgar as atrações turísticas do Estado para os próprios capixabas

  
  

Divulgar as atrações turísticas do Estado para os próprios capixabas, com destaque para as belezas naturais, a cultura, as opções esportivas, além da culinária, é o objetivo da campanha “Capixaba, Conheça o Espírito Santo”, promovida pelo Governo estadual, por meio da Secretaria de Turismo (Setur).

A proposta é seguir uma das oito rotas turísticas criadas pela Setur, que facilitam o conhecimento e fazem com que o visitante desfrute os lugares de maior interesse, já que os roteiros apresentam a diversidade, pontos e atrações turísticas de cada uma delas.

Com objetivo de divulgar as rotas turísticas e fomentar o turismo interno, tendo em vista feriados e períodos de férias escolares, publicaremos uma série de matérias sobre as oito rotas. Saiba um pouco sobre cada uma delas:

Rota do Sol e da Moqueca: É composta por cinco municípios históricos (Vitória, Serra, Vila Velha, Guarapari e Anchieta) que conferem à região uma cultura enraizada, além de praias maravilhosas e a prática de esportes radicais.

Rota do Mar e das Montanhas: A combinação harmoniosa entre o mar e a montanha faz do Estado um lugar privilegiado e é o principal destaque desta rota. A agricultura familiar, além de trilhas e muita natureza são componentes importantes do passeio pela rota. Compõem esta rota os municípios de: Vitória, Viana, Domingos Martins, Marechal Floriano e Venda Nova do Imigrante).

Rota do Verde e das Águas: As belezas naturais do litoral Norte destacam-se nesta rota. O roteiro é ideal para quem quer entrar em contato com a natureza e relaxar.O Parque Estadual de Itaúnas, é um passeio imperdível rico em belezas naturais. Compõe esta rota os municípios de: Vitória, Aracruz, Linhares, São Mateus e Conceição da Barra.

Rota dos Vales e do Café: As construções históricas, as tradições dos imigrantes e a influência da cafeicultura são os destaques desta rota. Situada no Sul do Estado, possui atrativos naturais que favorecem a prática de esportes de aventura. Compõe esta rota os municípios de: Vargem Alta, Cachoeiro de Itapemirim, Muqui, Mimoso do Sul e Marataízes.

Rota da Costa e da Imigração: Esta rota promove um resgate histórico-cultural da ação dos imigrantes alemães e italianos na formação dos municípios que a compõe. Das heranças do passado, além de muitas tradições, a culinária continua bem atual. Compõe esta rota os municípios de: Anchieta, Alfredo Chaves, Iconha, Piúma, Itapemirim, Marataízes e Presidente Kennedy.

Rota Caminhos do Imigrante: A diversidade cultural do Espírito Santo é uma das suas marcas. É possível ver como as ações conjuntas dos colonos contribuíram para a criação e o desenvolvimento de municípios cheios de história para contar. Compõe esta rota os municípios de: Cariacica, Itarana, Santa Teresa, Fundão, Itaguaçu, Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina e São Roque do Canaã.

Rota do Caparaó: Ideal para a prática do turismo de aventura e do agroturismo, nesta rota é possível visitar fazendas centenárias da época áurea do café, além de parte da Serra do Mar e da Mantiqueira, o Pico da Bandeira e o Parque Estadual da Cachoeira da Fumaça. Compõe esta rota os municípios de: Jerônimo Monteiro, Alegre, Guaçuí, São José do Calçado, Dpores do Rio Preto, Divino são Lourenço, Ibitirama, Irupi, Iúna, Muniz Freire e Ibatiba.

Rota do Mármore e do Granito: O potencial das rochas ornamentais capixabas atrai grandes negócios nacionais e internacionais para o Estado. O roteiro percorrido por compradores de pedras e profissionais da área forma esta rota. É a primeira voltada especialmente ao turismo de negócios no Brasil. Compõe esta rota os municípios de: Cachoeiro de Itapemirim, Barra de São Francisco, Nova Venécia, Ecoporanga, Água Doce do Norte, Pancas, Baixo Guandu , Vila Pavão,Muqui , Rio Bananal, São Domingos do Norte , Água Branca, Alegre , Atílio Vivacqua , Castelo, Conceição do Castelo, Linhares, Mimoso do Sul, Serra, Vargem Alta, Viana.

Na próxima edição da série sobre Turismo Interno, será apresentada a Rota do Sol e da Moqueca.

Fonte: Secretaria de Turismo do Espírito Santo

  
  

Publicado por em