Campanha estimula denúncias

Turismo se mobiliza contra exploração sexual de crianças e adolescentes nas 12 cidades-sede da Copa e João Pessoa

  
  
Jovens trabalham pela mobilização contra a exploração sexual de crianças e adolescentes no aeroporto de Brasília

A campanha “Um gol pelos direitos de crianças e adolescentes” foi lançada, nesta quinta-feira (9), nas 12 cidades que sediarão jogos da Copa de 2014, e também em João Pessoa (PB). A ação é parte do projeto Prevenção à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Turismo, do Ministério do Turismo (MTur), em parceria com o Centro de Excelência em Turismo da Universidade de Brasília (CET/UnB).

Ontem, foram distribuídos materias de conscientização em aeroportos e nos principais pontos turísticos das cidades, além de seminários e debates. A campanha foi lançada também nas redes sociais, com grande sucesso. Em apenas cinco dias, o perfil do projeto no Twitter já é seguido por 6,5 mil usuários. As redes espalham informações sobre o tema, estimulando a denúncia por meio do Disque 100 e a adoção de um Código de Conduta pelos empresários do setor do turismo.

“Adotamos a estratégia digital para a campanha para alcançarmos maior visibilidade. O projeto trabalha dentro de uma perspectiva de marketing social, buscando promover a mudança do comportamento no indivíduo, fazendo-o refletir e adotar uma nova postura. Hoje o Brasil mostrou que está fazendo a lição de casa muito bem feita”, ressalta Davi Bimbatti, coordenador de Comunicação e Marketing do projeto.

O lançamento da campanha aconteceu após um intenso período de preparação nas cidades, com formação de multiplicadores, debates com participantes do setor público e privado do turismo. Foram realizados cursos que resultaram em Planos de Ação Estaduais, assinatura da carta-compromisso e oficinas que deram origem às responsabilidades do setor em cada cidade-sede.

A partir de agora, o trabalho continua com muitos debates, mobilização e trabalho com entidades, governos, ONGs e os empresários do setor.

O portal www.cet.unb.br/turismoeinfancia/procopa foi inaugurado nesta sexta-feira (10) e acompanhará as ações de mobilização.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em