Capital da Porcelana, Pedreira guarda aconchego e tranquilidade

Conhecida como Capital da Porcelana, Pedreira, localizada a 133 quilômetros de São Paulo, proporciona ao turista uma sensação de aconchego e tranquilidade. A cidade está situada na Serra da Mantiqueira e é cortada pelo Rio Jaguari

  
  
No Complexo Turístico do Morro do Cristo estão painéis, pintados à mão por artistas plásticos do município, que representam a Via Sacra

Conhecida como Capital da Porcelana, Pedreira, localizada a 133 quilômetros de São Paulo, proporciona ao turista uma sensação de aconchego e tranquilidade. A cidade está situada na Serra da Mantiqueira e é cortada pelo Rio Jaguari, um dos principais cartões-postais.

Quem visita Pedreira, pode pensar, a princípio, que o nome da cidade deriva-se das muitas pedras existentes na região, engana-se, o local tem seu nome proveniente dos muito Pedro existentes na família de seu fundador, o Coronel João Pedro de Godoy Moreira.

Devidamente informados, os turistas podem dar um passeio na Praça Ângelo Ferrari. O local é muito arborizado e abriga monumentos de personagens históricos do município.

Outro ponto onde é possível aprender mais sobre a origem da cidade é o Museu Histórico e da Porcelana. Instalado em antigo sobrado do final do século 19, seu acervo retrata aspectos da fundação, imigração italiana, ferrovia, saúde, cultura, entre outros. O que mais sobressai são as fotografias, mobílias e peças de porcelanas, que começaram a ser produzidas em 1914 com a instalação da Fábrica de Louças Santa Rita, dos irmãos Ângelo e Antonio Rizzi.

Já no Zoo-Bosque Municipal Adolfo Lenzi, há dois diferentes atrativos para os turistas. Além de ser um grande bosque repleto de árvores e trilhas, o local também abriga um zoológico com animais silvestres, como a onça pintada, símbolo da fauna brasileira.

O Zoo-Bosque Municipal reserva dois atrativos para os turistas: um grande bosque com árvores e trilhas e também um zoológico com animais silvestres

Continuando as atividades em meio à natureza, em Pedreira é possível cavalgar ou mesmo tentar a sorte numa pescaria. São vários os locais que proporcionam agradáveis momentos na companhia da família e amigos.

A religião também é um item muito presente, um exemplo é a bela Igreja Matriz de Santana. Em estilo gótico, a construção é datada do século 19 e possui na fachada, vitrais que retratam passagens bíblicas e a Capela do Santíssimo, sendo que os afrescos foram pintados por artistas plásticos da cidade.

Já o complexo turístico do Morro do Cristo, proporciona ao visitante uma visão panorâmica de Pedreira. O local retrata as 14 Estações da Via–Sacra, em azulejos pintados à mão, representando os passos de Jesus a caminho do Calvário.

Fonte: Governo de São Paulo

  
  

Publicado por em

Alcilene

Alcilene

29/04/2012 11:41:36
LInda cidade, lindas porcelanas!