Caravana Brasil abre ciclo 2009 de viagens profissionais de turismo

Entre os critérios de seleção, ganham pontos as operadoras que já comercializam roteiros nacionais.

  
  

Um programa voltado a operadores, agentes de viagem e profissionais de turismo para que conheçam in loco diversos destinos turísticos brasileiros e, como resultado, aprimorem a comercialização de seus roteiros e produtos. Esse é o objetivo do Caravana Brasil Nacional, uma realização do Ministério do Turismo (Mtur) em parceria com a Braztoa (Associação das Operadoras de Turismo) e com o Sebrae Nacional.

Na próxima segunda-feira (2/2) serão abertas as inscrições para empresários e profissionais de turismo interessados em participar da edição 2009 do programa. A inscrição deverá ser feita no site da Braztoa (www.braztoa.org.br).

No ano passado, dos mil inscritos, 368 participaram das nove viagens previstas no programa. Os interessados devem estar registrados no Cadastur. Entre os critérios de seleção, ganham pontos as operadoras que já comercializam roteiros nacionais. Todos os custos das viagens são assumidos pelo programa.

Este ano, o Caravana Brasil Nacional vai promover viagens para 12 unidades da Federação: Piauí, Pará, Sergipe, Acre, Mato Grosso, Bahia, Tocantins, Pernambuco, Goiás, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Cinco delas serão exclusivas para operadores de turismo e poderão contar com até 55 participantes. As sete restantes serão para agentes de viagens e operadores e terão capacidade para 84 participantes. Vários segmentos turísticos serão visitados, com atrativos como sol e mar, ecoturismo e cultura.

O Caravana Brasil Nacional vinha sendo realizado pela Embratur desde 2000. No ano passado, a coordenação do programa passou a ser feita pelo Ministério do Turismo, que estabeleceu parceria com o Sebrae Nacional e a Braztoa.

“Quantos agentes de viagem vendem destinos que nunca visitaram?”, questiona Daniela Sarmento, coordenadora do Caravana Brasil Nacional na Braztoa. “Esse programa é fundamental para o setor de turismo, pois visa aprimorar a comercialização de roteiros já existentes e consolidados no País, levando agentes e operadores para conhecê-los”, acrescenta Daniela.

A capacitação local dos fornecedores, a rodada de negócios entre eles e operadores e a apresentação da avaliação dos destinos, feita pelos integrantes das viagens, são os principais diferenciais da nova metodologia do programa, que vem sendo aplicada no programa, segundo a coordenadora.

Este ano, além de conhecer os destinos turísticos selecionados pelo Mtur e parceiros em 12 estados, os participantes das viagens do Caravana Brasil Nacional 2009 vão participar de ações de capacitação dos fornecedores locais de produtos e serviços (donos de restaurantes, pousadas, hotéis, agências de viagem,etc).

Também está prevista a realização de cinco encontros de negócios e sete encontros de conhecimento, quando fornecedores locais poderão negociar diretamente com os operadores e, junto com instituições locais, farão apresentação dos destinos aos participantes do programa, respectivamente.

Ainda constam da programação do Caravana Brasil Nacional 2009 eventos denominados de "devolutivos", que serão realizados após a visita das caravanas aos destinos: será apresentada aos fornecedores locais a avaliação feita pelos operadores de turismo e agentes de viagem.

Em 2008:

Os resultados alcançados pelo Caravana Brasil Nacional em 2008 foram animadores. Um total de 368 agentes de turismo participaram de sete viagens a sete estados (Paraná, Espírito Santo, Santa Catarina, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul) e de duas caravanas rodoviárias para a cidade de São Paulo durante o Salão do Turismo (junho) e o 30º Encontro Comercial Braztoa (novembro).

Entre os participantes do programa no ano passado, 91% deles afirmaram que mudaram positivamente a imagem dos destinos visitados ao conhecê-los in loco.

Todos concordaram que as viagens do Caravana Brasil aprimoraram o cardápio de roteiros oferecidos pelos operadores de turismo; 80% dos participantes destacaram que os roteiros conhecidos durante as viagens ajudaram a diversificar o portfólio de suas empresas e 90% dos operadores de turismo disseram que contatos viabilizados nas viagens podem se transformar em negócios no futuro.

O portfólio dos operadores que participaram do Caravana Brasil Nacional 2008 foi enriquecido em 44%, quando a meta do programa era agregar apenas 15%.

Fonte: Agência Sebrae

  
  

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BORGES

BORGES

06/02/2009 01:43:11
Parabéns ao Governo Brasileiro através do M.Tur!
Apenas gostaria de fazer um questionamento: "Será que o M.Tur poderia extender essa oportunidade aos turismologos "pessoa física", tendo em vista que, apesar de não estarem no mercado de trabalho nesse momento por questões diversas, os mesmos estão formados e possuem uma visão critica sobre essa atividade???. Entendo que poderiam ser sorteadas algumas vagas individuais entre profissionais e universitários, pois estes tambem estariam contribuindo na divulgação dos destinos turisticos entre seus familiares, amigos e suas comunidades, o que de certa forma atingiria o objetivo final do M.Tur.

Carina Freitas

Carina Freitas

02/02/2009 12:31:39
Quero parabenizar o Ministério do Turismo, Braztoa e Sebrae por este projeto.
Gostaria de ter maiores informações sobre os cinco encontros de negócios e sete encontros de conhecimento que serão realizados este ano.
Trabalho com passeios de ecoturismo na região de Bonito / MS e temos interesse em participar.
Obrigada,
Carina Freitas
www.bonitoweb.com.br

João Oliveira Perez

João Oliveira Perez

30/01/2009 22:46:37
Boa noite.
Acho ótimo este tipo de iniciativa, gostaria de mais contato para tentar adquirir experiencia e implantar em minha região.
João Perez

Mauro César Noskowski

Mauro César Noskowski

30/01/2009 13:20:26
Como participante do Caravana Brasil pela Agencia de Viagens Mundo do Vinho, conheci as cidades históricas de Minas Gerais. Foi muito interessante, pois não conhecia este destino, nos ampliando a visão do todo. Como afirmei, nossas cidades historicas se comparam com Cusco no Peru, então temos um destino internacional que muitos brasileiros desconhecem.
ja pelo Zamek Hotel Boutique, tive o prazer de recepcionar empresarios do caravanas Brasil de São Paulo, na qual a troca de experiencias foi muito gratificante e ja nos rendeu lucros.
Parabens ao Ministerio do Turismo, ao Sebrae e a BRAZTOA por esta excelente oportunidede profissional que nos é proporcionada.
Mauro César Noskowski
Diretor - Agencia de Viagens Mundo do Vinho e Zamek Hotel Boutique.
www.mundodovinho.com.br wwwzamekhotelboutique.com.br