Notícias > Turismo > Turismo nacional > 

Catálogos com roteiros turísticos para o Sul de Minas é lançado em São Paulo

Durante o evento, realizado no Espaço Minas Gerais, foram apresentados novos produtos turísticos que têm o objetivo de aumentar em até 40% o número de turistas na região

26 de Março de 2010.
Publicado por Equipe EcoViagem  

Como parte da estratégia de estimular o turismo, a cultura e o desenvolvimento econômico em Minas, o Espaço Minas Gerais sediou nesta quarta-feira (24/03) o lançamento do catálogo ‘Roteiros das Serras do Sul de Minas’. Trata-se da união de novos roteiros elaborados especialmente para que o público possa vivenciar as potencialidades e diferenciais da região sul do estado.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais, com apoio participação de empresas de receptivos da região Sul do Estado e das Associações de Circuitos Turísticos Serras Verdes do Sul de Minas, Caminhos do Sul de Minas e Serras altas da Mantiqueira, e visa a profissionalização o turismo no local, criando roteiros que mesclam os encantos das serras mineiras com infraestrutura, profissionalismo e qualidade. Ao todo, 14 municípios e cerca de 120 profissionais estão envolvidos no projeto, que resultou em mais de 61 atividades roteirizadas. Com os novos roteiros, a expectativa é aumentar em até 40% o número de visitantes na região.

A ação teve início em 2008 com o levantamento da infraestrutura das cidades que integram os três circuitos turísticos da região, ‘Caminhos do Sul de Minas’, ‘Serras Verdes do Sul de Minas’ e ‘Terras Altas da Mantiqueira’. Identificados os produtos em potencial, foi feito um trabalho de capacitação para adaptação e aprimoramento dos serviços oferecidos. Os profissionais e estabelecimentos que se enquadraram no padrão de qualidade passaram, então, a integrar o catálogo, que será atualizado anualmente.

“O catálogo e seus produtos são a garantia de profissionalismo para quem visitar os roteiros. Os turistas terão a oportunidade de vivenciar Minas Gerais com todo conforto e qualidade. Nossa ideia é transformar os valores de Minas em produtos turísticos”, afirma Valter Alvarenga, gestor do circuito Caminhos do Sul de Minas.

Os roteiros apresentados mostram os diferenciais da região com foco na paisagem serrana, gastronomia, cultura e artesanato. A ideia é destacar e explorar todas as possibilidades de turismo, como astronômico, romântico, aventureiro, gastronômico, cultural, radical e artesanal, ou, até mesmo, uma visita. Entre as sugestões, o roteiro destaca a visita a uma fazenda produtora de azeite, um almoço totalmente orgânico, uma atividade de relaxamento sobre o cavalo, um rafting no Parque Ecológico Pico dos Cabritos, além da experiência de se hospedar em uma pousada domiciliar, tipicamente mineira, com conforto e privacidade.

Atualmente, quatro agências (Cambuí Adventure, Primata Turismo e Aventura, Radix Aventura, Rota Turismo) estão credenciadas pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais para trabalhar os destinos.

ESPAÇO MINAS GERAIS

O Espaço Minas Gerais, inaugurado em setembro de 2009, é uma referência para que empresários e executivos de São Paulo possam vivenciar as potencialidades econômicas, turísticas e culturais de Minas. Iniciativa do Governo do Estado, o Espaço terá uma agenda permanente de eventos para atrair e gerar novas oportunidades de negócios.

Para informações:
Adriano Macedo – adriano.macedo@cdn.com.br – (31) 2552-0796
Francini Giannichi Pizzutto – francini@cdn.com.br - (11) 3643-2706
Amanda Moscardini – amanda.moscardini@cdn.com.br – (11) 3643-2950

Fonte: Secretaria de Turismo de Minas Gerais

Compartilhar nas Redes Sociais

Comentários


 

Veja também

Caminhão Destino Brasil em Florianópolis dias 31/03 e 01/04Desembarques Domésticos têm o melhor fevereiro da série histórica

 

editar    editar    editar    403 visitas    0 comentários