Cataratas do Iguaçu, Maravilha da Natureza

As Cataratas são uma atração que une culturas. A biodiversidade que cerca as Cataratas é impressionante, uma das maiores florestas de mata pluvial subtropical do mundo e que abriga um ecossistema frágil, com muitos animais ameaçados de extinção

  
  
Cataratas do Iguaçu

As Cataratas do Iguaçu são um patrimônio natural e um exemplo de turismo sustentável no Paraná. É uma atração que une culturas. A biodiversidade que cerca as Cataratas é impressionante, uma das maiores florestas de mata pluvial subtropical do mundo e que abriga um ecossistema frágil, com muitos animais ameaçados de extinção.

Foz do Iguaçu, Destino do mundo
No mapa do turismo, poucos destinos agregam tantas virtudes como a cidade de Foz do Iguaçu. Esta se localiza na Região Oeste do estado, que possui uma das paisagens mais diversas: de um lado o campo cultivado, resultado da predominância rural e de outro as praias artificiais e a exuberante vegetação preservada.

Demarcando a fronteira entre o Brasil, Argentina e Paraguai, Foz do Iguaçu é um dos principais destinos da América do Sul. É destino muito procurado para a realização de eventos, para lazer em qualquer época do ano e por quem deseja fazer boas compras.

O Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, é uma das maiores reservas florestais do mundo, servindo de habitat a inúmeras espécimes de animais e vegetais. Neste cenário mágico localizam-se as Cataratas do Iguaçu, com seus 275 saltos que caem com uma altura em média de 80 metros, proporcionando um dos maiores espetáculos da natureza. Os passeios dentro do Parque são os mais diversos, incluindo a aventura por trilhas entre a Mata Subtropical e pelas águas tempestivas do Rio Iguaçu.

Outros atrativos de Foz do Iguaçu como o Parque das Aves, o Marco das Três Fronteiras, a Hidrelétrica de Itaipu - grandiosa obra da engenharia humana, responsável pela formação do maior lago artificial do País com 1350 km2 de área, constituindo-se numa magnífica paisagem.

Ecoturismo
Em Foz do Iguaçu, além da visita por terra às Cataratas, é possível praticar o vôo de trike (ultraleves de última geração, com capacidade de pouso sem a utilização do motor) e ter uma bela vista aérea da cidade. Outra boa opção é o Macuco Safári, passeio que permite admirar as famosas quedas d´água por um ângulo diferente, a partir do nível do Rio Iguaçu. Esse é um desafio com fortes emoções. Ligeiras e seguras embarcações infláveis rasgam as corredeiras, rio acima, em busca de belas paisagens, e levam os turistas a poucos metros dos saltos para memoráveis banhos.

Ainda dá para praticar rafting no Iguaçu, nas corredeiras embaladas pelas Cataratas, em botes infláveis impulsionados a remo. E há o Campo de Desafios, circuito que oferece várias modalidades de esportes radicais, como arvorismo, escalada e tirolesa. Uma sugestão aos aventureiros é escalar as rochas que formam o Cânion do Rio Iguaçu e praticar o rapel a menos de 100 metros das cachoeiras, com descidas de até 50 metros de altura.

Região das Cataratas do Iguaçu e Caminhos ao Lago de Itaipu
O Lago de Itaipu, formado pelo represamento do Rio Paraná, margeia os municípios entre Foz do Iguaçu e Guaíra, oferecendo atrativos como praias artificiais, piscinas naturais, bases náuticas, diversas marinas e terminais de lazer. Outros municípios se destacam no Oeste do Paraná sejam pelas suas festas gastronômicas, pela sua cultura e tradição e ainda pelas suas belezas naturais, como Marechal Cândido Rondon, Cascavel, São Miguel do Iguaçu, Itaipulândia e Santa Terezinha do Itaipu.

Fonte: Governo do Paraná

  
  

Publicado por em