Ceará espera 830 mil turistas na alta estação

A estimativa compreende o período entre os dias 15 de dezembro de 2009 a 15 de fevereiro de 2010.

  
  

Cerca de 830 mil visitantes devem vir ao Ceará, via Fortaleza, na próxima alta estação, no período compreendido entre os dias 15 de dezembro de 2009 a 15 de fevereiro de 2010, gerando uma renda de R$ 2,1 bilhões de reais na economia do Estado. A estimativa da Secretaria do Turismo do Estado (Setur) prevê um incremento de 14% na demanda turística, se comparada ao mesmo período de 2008, quando aproximadamente 728 mil turistas desembarcaram na capital cearense. A ocupação média da rede hoteleira da cidade deve ficar em torno de 80 %, sendo que alguns meios de hospedagem, no período do Natal e Réveillon, devem atingir os 100% de ocupação.

Conforme dados identificados na pesquisa da alta estação 2008/2009, os principais mercados nacionais para o Ceará, via Fortaleza, são: São Paulo, Distrito Federal , Rio de Janeiro e Minas Gerais. No âmbito internacional: Itália , Portugal , Finlândia e Holanda lideraram a preferência pelo destino Ceará, seguidos dos EUA - com o retorno do voo da Delta Airlines , por tempo indeterminado, com duas frequências semanais, e início previsto para o próximo dia 17, a expectativa é que haja um aumento no número de turistas norte-americanos.

Para o Secretário Bismarck Maia, esses números são reflexos de um trabalho perene de promoção nos mercados prioritários, nacionais e internacionais. A Setur tem participado de forma agressiva de todos os eventos especializados do calendário do setor de turismo, estimulando a fidelização do destino Ceará. E ainda, como nunca antes na história do turismo cearense, o Governo do Estado investe em peças promocionais divulgando os atrativos turísticos em jornais, revistas, cinemas, outdoors em vários estados brasileiros.

Campanha

Com forte apelo baseado no conceito “Ceará. Viva essa Alegria”, o Governo do Estado, por meio da Secretaria do Turismo (Setur), criou peças para jornais, revistas, cinemas, outdoors, folheteria e brindes que transmitem toda a vibração de cada recanto cearense.

Sempre com cores vivas, gente alegre e grafismos interagindo com a imagem real, buscaram-se elaborar uma comunicação que unisse as qualidades concretas (lindas praias, belas serras, sertão histórico), com as qualidades abstratas (alegria, emoção, euforia).

Essa campanha visa atrair turistas dos mais diversos estilos, com foco na família e, também, para os que estão em busca de adrenalina e aventura. Foram produzidas peças impressas abordando os mais diferentes temas como o entretenimento, o ecoturismo, esportes de aventura, compras agregando valores culturais e aspectos de nossa rica gastronomia.

Na parte eletrônica, um VT resume bem tudo isso utilizando linguagem moderna e dinâmica para veiculação, também, em salas de cinemas. Unindo emoção, informação e, é claro, muita alegria em cada peça, a campanha do Governo do Estado do Ceará atrai o turista do Brasil e do mundo pelos seus pontos mais vulneráveis: sentimento e emoção.

Peças promocionais e suas veiculações:

Out-doors – em Manaus (AM), Belém (PA), Recife (PE), Natal (RN), cinco cidades do interior de São Paulo, Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e João Pessoa (PB);

Cinemas – Rio do Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Porto Alegre (PA) e Belo Horizonte (BH);

TV aeroportos (salas de embarque e check-in) – Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP) nos aeroportos de Congonhas e Guarulhos, Brasília (DF),Curitiba (PR), Recife (PE), Manaus(AM) e Belém(PA);

Jornais e Revistas
- Folha de São Paulo, O Globo, Jornal do Brasil, Correio Braziliense e Jornal de Brasília, além da revista Caras e jornais especializados em turismo.

Fonte: Governo do Ceará

  
  

Publicado por em