Celebre os 461 anos de São Paulo - 25 de Janeiro

Capital paulista faz aniversário neste domingo (25). Saia do roteiro tradicional e confira o que esse megalópole proporciona.

  
  
Centro de São Paulo

Conhecida por ser uma cidade cosmopolita, São Paulo completa, nesta sexta-feira, 461 anos.
Muito mais do que arranha-céus, concreto e asfalto, a cidade mais populosa do País surpreende com cenários charmosos, encantadores, e contrastantes.
Veja também: São Paulo foi destino mais procurado pelos brasileiros em 2014, segundo ranking

São Paulo é um município brasileiro, capital do estado de São Paulo e principal centro financeiro, corporativo e mercantil da América do Sul.12 É a cidade mais populosa do Brasil, do continente americano, da lusofonia e de todo o hemisfério sul.

Fundada em 1554 por padres jesuítas, a cidade é mundialmente conhecida e exerce significativa influência nacional e internacional, seja do ponto de vista cultural, econômico ou político. Conta com importantes monumentos, parques e museus, como o Memorial da América Latina, o Museu da Língua Portuguesa, o Museu do Ipiranga, o MASP, o Parque Ibirapuera, o Jardim Botânico de São Paulo e a Avenida Paulista.

Marco Zero de SP - Praça da Sé
Museu do Ipiranga

Aproveite e vivencie a cidade

Vale do Anhangabaú

Paulistanos e moradores da Cidade de São Paulo podem e devem aproveitar o feriado da cidade, ainda que seja em um domingo (25 de janeiro).

Para aqueles que não tiverem a oportunidade de viajar, podem aproveitar ao máximo e sem custo, alguns parques que a cidade dispõe. Seria junto citar os mais de 50 parques espalhados pela cidade de São Paulo, mas é algo inviável no momento.

Jardim Botânico SP

O Parque da Independência, mais conhecido como Museu do Ipiranga, localizado no bairro do Ipiranga, zona sul da capital paulista, é ponto de referência para se conhecer a história de São Paulo entre os séculos 17 e 20.

Museu do Ipiranga

O Museu Paulista possui um acervo de mais de 125 mil unidades, entre objetos, iconografia e documentação textual, que servem para compreender a sociedade brasileira. Suas galerias são separadas por temas.

Centro de São Paulo
Estação Júlio Prestes

Já o Jardim Botânico, conhecido como Fontes do Ipiranga, localizado na zona sul da cidade (próximo ao Zoológico), possue 360 mil metros quadrados destinados à visitação pública e oferece passeios e paisagens espetaculares.

Jardim Botânico SP
Jardim Botânico SP
Jardim Botânico SP
Jardim Botânico SP
Jardim Botânico SP
Jardim Botânico SP

Local tranquilo, frequentado por pessoas em busca de sossego, é ideal para namorar, levar os filhos, os melhores amigos, fazer piqueniques, fotografar e apreciar as diversas paisagens. É considerado um dos lugares mais lindos da cidade de São Paulo, proporcionando raras oportunidades de observação e contemplação da natureza.

Há trilhas, exposições culturais, profissionais que contam um pouco da história de determinadas árvores...
Lá é possível interagir com uma área preservada da Mata Atlântica.

Aberto de terça a domingo e feriados, das 9 às 17 horas, possui estacionamento muito próximo da entrada (sentido Hospital Psiquiátrico, na Avenida Miguel Stefano 3031).

Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera

Outro parque que se tornou há tempos o cartão postal da cidade de São Paulo é o Parque do Ibirapuera.
Lá é possível aproveitar de tudo um pouco. Praticar esportes como ciclismo (locam bikes), skate, patins, caminhada e ao mesmo tempo, deslumbrar-se com as paisagens desse imenso espaço.

Ainda é possível participar de eventos, exposições e atividades como o Bosque da Leitura, o Mantra Dinamus Estelar, Meditação, Aulas do Método DeRose , SwáSthya Yôga, Tai Chi Pai Lin, danças e muitas outras.

Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera

Parque do Ibirapuera - Curiosidades

Em 1951, o então governador Lucas Nogueira Garcez institui uma comissão mista – composta por representantes dos poderes públicos e da iniciativa privada – para que o Parque do Ibirapuera se tornasse o marco das comemorações do IV Centenário da cidade.

A comissão foi criada e o arquiteto Oscar Niemeyer passou a cuidar do projeto arquitetônico do lugar. Roberto Burle Marx se responsabilizou pelo projeto paisagístico. O Ibirapuera como conhecemos hoje, foi entregue a São Paulo em 21 de agosto de 1954. Atualmente, ele é o parque mais frequentado de São Paulo e com o maior número de atrações.

No início de suas atividades, existiam roletas para controlar o número de visitantes e a entrada era paga. Ao menos essa era a intenção inicial, mas não perdurou.
Até os anos 80 era permitida a entrada de veículos e motocicletas nas ruas do parque. Aos poucos, a entrada de carros foi proibida e apenas os motociclistas podiam transitar nos arredores, desde que se dirigissem para o “zero”, um espaço destinado a eles, para se reunir e acelerar suas motos.

Desde então, o parque do Ibirapuera veio crescendo em atividades diversas e destinou o espaço exclusivamente para os pedestres.

Estrutura:

Parque do Ibirapuera

- Pista de Cooper de 1.500 metros;

- Pista de corrida de 6 mil metros, que contorna o gradil do parque;

Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera

- Ciclofaixa de 3 mil metros;

- Campo de futebol de saibro;

- Restaurante

Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera

- Praça de jogos próxima a sede da Guarda Civil Metropolitana (GCM), com 5 mesas de pingue-pongue e 6 mesas de xadrez / damas;

- Banca de jornais e revistas;

- 2 lanchonetes;

- 2 Playgrounds;

Parque do Ibirapuera

- 7 quadras poliesportivas;

- Viveiro Manequinho Lopes;

- Divisão de Fauna;

- Herbário Municipal;

- Planetário Professor Aristóteles Orsini;

- Escola Municipal de Astrofísica;

- Escola de Jardinagem;

- Pavilhão Japonês;

- Museu Afro Brasil (Pavilhão Manoel da Nóbrega);

- Museu de Arte Moderna (MAM);

- Jardim de Esculturas;

- Fundação Bienal e Porão das Artes (Pavilhão Ciccillo Matarazzo);

- Museu de Arte Contemporânea (MAC – Pavilhão Ciccillo Matarazzo);

- Oca (Pavilhão Governador Lucas Nogueira Garcez);

- Praça Burle Marx;

- Praça da Paz;

- Pavilhão Engenheiro Armando de Arruda Pereira;

- Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ)

Parque do Ibirapuera
Parque do Ibirapuera

Estacionamento

O estacionamento do Parque Ibirapuera é administrado pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). Ele se encontra na entrada principal do Parque, na avenida Pedro Álvares Cabral, S/N. Os frequentadores podem colocar seus carros no estacionamento através do cartão Zona Azul, que é vendido no local.Confira abaixo os horários de funcionamento.

Parque do Ibirapuera

A locação de bicicletas é feito próximo ao Portão 03 e é permitida a entrada de cachorros.
O Parque fica localizado na Av. Pedro Álvares Cabral, Moema e funciona das 05h00 as 24h00 (pelos portões 02, 03, 05 e 10)


Parque do Ibirapuera

Programe-se e participe

Gastronomia
Minhocão recebe feira gastronômica no aniversário de São Paulo
Para comemorar o 461º aniversário da cidade de São Paulo, o Elevado Costa e Silva, popularmente chamado de "Minhocão", vai receber um dia inteiro de atrações culturais no domingo, dia 25, das 12h às 22h: trata-se do projeto "Ver o Minhocão". Junto a ele, vai se instalar na avenida a feirinha gastronômica Benê Food Des Arts, que leva diversos food trucks e barracas ao local, com um sem número de opções saborosas. A entrada é Catraca Livre e os pratos custam de R$ 5 a R$ 25.
Fonte: Catraca Livre

Shows e entretenimentos

Ao celebrar seus 461 anos com shows gratuitos nos dias 24 e 25, a capital recebe artistas como a cantora Pitty e o músico Jorge Ben Jor. A programação inclui ainda a Casa das Rosas (Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura) que irá sediar o 11° Verão de Poesia, com atividades a partir das 15 horas. O Museu Afro Brasileiro também comemora com a exposição “O Banzo, O Amor e Cozinha de Casa”, do artista plástico Sidney Amaral, com cinquenta pinturas, desenhos e esculturas. Para conferir a programação completa, acesse o site da Secretaria de Cultura da Cidade.

Shows e entretenimentos - Pitty

Mercado Municipal

O Mercado Municipal de São Paulo é um importante mercado público da cidade de São Paulo, Brasil. Foi inaugurado em 25 de janeiro de 1933 para ser um entreposto comercial de atacado e varejo, localizado no centro antigo de São Paulo.

Mercado Municipal de SP

O Mercadão, como é conhecido, é um dos edifícios mais emblemáticos da capital. Ao longo de oito décadas, passou de um espaço frequentado principalmente por donos de restaurantes a um ponto turístico movimentado. Hoje conta 272 estandes das mais variadas especialidades, de peixaria a loja de cervejas, e atrai visitantes dos quatro cantos do país e do mundo. No mezanino, há bares e restaurantes de diversas nacionalidades.

Mercado Municipal de SP

Aproveite e experimente o famoso bolinho de bacalhau e os sanduíches de mortadela e pernil.

Eduardo Andreassi

Horário de funcionamento

Atacado:
Segunda a sábado, das 22 às 6 horas.

Varejo:
Segunda a sábado, das 6 às 18 horas.
Domingos e feriados, das 6 às 16 horas.

Site: http://www.oportaldomercadao.com.br


Pedalada São Paulo

Para quem quiser um passeio diferente, conciliando exercícios físicos e zelando pela saúde, ao mesmo tempo em que conhece vários pontos da cidade de forma diferente, participe do Pedalada São Paulo.
Informe-se.

Theatro Municipal de São Paulo
  
  

Publicado por em