Centro de Convenções é reaberto e Porto Seguro volta a receber grandes eventos

A reabertura do Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, de Porto Seguro, no mês de junho, possibilitou ao destino voltar a captar eventos de médio e grande porte.

  
  
Centro de Convenções de Porto Seguro

A reabertura do Centro Cultural e de Eventos do Descobrimento, de Porto Seguro, no mês de junho, possibilitou ao destino, por meio do Porto Seguro Convention & Visitors Bureau (PSC&VB), voltar a captar eventos de médio e grande porte. O primeiro confirmado é o Congresso Nacional de Epilepsia e Saúde Mental, que reunirá mais de 3 mil pessoas em abril de 2011.

O Centro de Convenções de Porto Seguro, como também é conhecido, é administrado pela Bahiatursa (Empresa de Turismo da Bahia) e ficou fechado para reformas entre novembro de 2008 e maio de 2010.

“Neste período, perdemos 22 eventos e não pudemos concorrer a diversas candidaturas para sediar eventos, o que prejudicou nosso trabalho e o próprio destino, já que o turismo de eventos é uma importante alternativa para amenizar os efeitos da baixa temporada em Porto Seguro”, afirmou Patrícia Martins, superintendente do Porto Seguro Convention & Visitors Bureau.

Segundo dados da fundação, com a perda destes eventos, Porto Seguro deixou de receber aproximadamente 37 mil visitantes, além de uma receita média de R$ 42 milhões.

Esforço conjunto
Para conquistar a reabertura do Centro de Convenções de Porto Seguro foi necessário um esforço conjunto dos diretores do PSC&VB, Paulo Salvatore e Laércio Magalhães, que se reuniram com o secretário de Turismo da Bahia, Antonio Carlos Tramm, e a presidente da Bahiatursa, Emília Salvador Silva, por determinação do governador Jaques Wagner, que atendeu à solicitação encaminhada pelo PSC&VB, Secretaria Municipal de Turismo e vereador Gilvan Florêncio, com objetivo de mostrar a importância da reabertura do Centro de Convenções.

“Sabemos da importância do turismo de eventos, principalmente em Porto Seguro, onde temos um grande número de leitos e onde vivemos basicamente do turismo”, afirmou o secretário de Turismo de Porto Seguro, Guto Jones.

De acordo com dados do setor, um turista de eventos gasta três vezes mais do que um turista de lazer. Em Porto Seguro, quando a captação de eventos é trabalhada, 97% dos realizadores e organizadores que conhecem a estrutura do Centro de Convenções e da cidade confirmam a realização do seu evento.

“Temos um grande potencial e vamos voltar a explorá-lo com a reabertura do Centro de Convenções. Neste período em que estava fechado, trabalhamos mais o processo de promoção e comercialização do destino, mas agora vamos atuar fortemente nas duas frentes”, afirmou Patrícia.

Resultados positivos
A captação do 1º Congresso Nacional de Epilepsia e Saúde Mental contou com o apoio da operadora oficial do evento, Fly Tour João Pessoa, cujo gerente comercial, Alexandre Delporto, empenhou-se pessoalmente na vinda do congresso para Porto Seguro.

Com esta confirmação, o destino volta ao cenário de eventos brasileiros. Também estão em negociação os eventos Half Pipe Red Bull (competição de skate), Aniversário do Programa Altas Horas, Rally dos Sertões, Convenção Anual da Central de Marketing e Outdoors, Torneio Nacional de Beach Tennis, Evento Brasileiro de Ecologia e Ecomotion.

Fonte: Prefeitura de Porto Seguro

  
  

Publicado por em

Thaís

Thaís

20/06/2011 14:39:29
O que eu mais gostei quando fui ao Centro de Convenções foi a arte de lá!