Classe C já é cliente efetivo do mercado de turismo

O crescimento econômico, elevação salarial e redução do desemprego contribuíram diretamente para a emergência dessa fatia da população que passou a incluir viagens em seus planos

  
  

O diretor de Comunicação Marca e Produto da Azul Linhas Aéreas Brasileiras, Gianfranco “Panda” Beting, surpreendeu os agentes de viagens no 39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2011 ao falar sobre a entrada da classe “C” no mercado de turismo como cliente efetivo, principalmente no setor aéreo.

Para ilustrar o painel “Nova Classe Média: Conheça Técnicas e Recomendações”, Gianfranco utilizou o case da Azul como referencial e apontou como positivo o cenário atual. O crescimento econômico, elevação salarial e redução do desemprego contribuíram diretamente para a emergência dessa fatia da população que passou a incluir viagens em seus planos. Um dos segmentos mais beneficiados foi o de transporte aéreo que registrou um crescimento médio de 9,6% em números de passageiros entre 2008 e 2010.

O painelista revelou que “de fato mudaram os paradigmas, hoje temos 65 milhões de pessoas no mercado doméstico de voos, ao ano” e acrescentou: “Este novo cliente não está habituado a voar e emite mensagens corporais claras de insegurança. Para atendermos bem a classe “C”, treinamos nosso pessoal de aeroporto com o intuito de tratá-los com elegância e presteza”. Panda fez um alerta de como este cliente deve ser olhado: “jamais de cima para baixo; pois ele chegou na festa, a festa é dele e chegou para ficar”.

Para fechar o painel, Gianfranco abordou o assunto Copa e Olimpíadas e revelou certo receio com a falta de urgência na melhoria da infraestrutura e da hotelaria no Brasil para os eventos. “O que me preocupa é que a Nação, que será observada pelo mundo inteiro, está indo para praia sábado de manhã sem se preocupar com a imagem que vai passar para o público”, afirmou.

39º Congresso Brasileiro de Agências de Viagens e Feira das Américas – ABAV 2011 começou hoje (19/10) no Riocentro, Rio de Janeiro, e vai até o dia 21, sexta-feira.

Fonte: ABAV

  
  

Publicado por em