Coleção de jóias homenageia 100 anos de Caldas Novas

Série vai aproveitar 120 itens iconográficos do município goiano, como temas históricos e a fauna

  
  

Caldas Novas, município turístico de águas termais em Goiás, distante 168km de Goiânia, prepara-se para comemorar os 100 anos de sua fundação. A data: 21 de outubro de 2011. Antes disso, a designer de jóias goiana Adeguimar Arantes confecciona a coleção ‘Além das águas’, com 20 jóias em ouro e pedras preciosas, em homenagem ao centenário da cidade. Segundo Adeguimar, o trabalho pode ser o melhor de sua carreira, pois representa a história local.

Inspirada no Projeto Iconografia da região das Águas Termais, produzida pelo web designer Pedro Wilson Arantes e a designer gráfica Amanda Simões Arantes, a coleção vai aproveitar 120 itens inconográficos, entre os temas história, etnia, arqueologia, fauna e flora. “As joias serão confeccionadas valorizando os símbolos do município, rico não só em águas quentes, mas um ‘caldeirão’ de misturas históricas, culturais e ecológicas”, explica Adeguimar.

Ela afirma que toda a produção será artesanal, com joias únicas, sem direito a réplicas ou cópias, conforme assinatura do Termo de Compromisso de Parceria com a Prefeitura de Caldas Novas, por meio da Secretaria de Turismo, Meio Ambiente, Indústria e Comércio local. “Nosso compromisso com o município é de fazer uma coleção de joias que possa representar Caldas Novas em seu centenário, não apenas na cidade, mas pelo Brasil e pelo mundo”, ressalta Adeguimar.

A designer estima levar os ícones de Caldas Novas para ‘Além das Águas’. Já recebeu convite de galerias de artes em todo o Brasil, em Madri, na Espanha, e Berlim, na Alemanha, para expor sua mais nova obra. “Associar joais de arte ao turismo pode ser interessante para a divulgação do município, principalmente no exterior”, observa Adeguimar, que completa 25 anos de carreira e contabiliza a produção de 500 peças por ano (todas exclusivas).

O termo de parceria assinado entre a Prefeitura de Caldas Novas e Adeguimar também garante a produção de uma comenda-joia que represente o municípío na visão da artista, em obra que será incorporada ao patrimônio cultural local, como doação, que poderá ser replicada por outros artesãos ou indústria. “Estou feliz por participar do projeto, pois a arte dá valor à história", define a designer, vencedora bicampeã do Prêmio Sebrae Top 100 de Artesanato (2006/2007 e 2009/2010) e vencedora do Prêmio Sebrae Mulher Empreendedora (2006).

Serviço:
Centenário de Caldas Novas
Coleção ‘Além das Águas’
Inconografia da região das Águas Termais
Jazidas de Goiás: (64) 3455-3267
aametais@dicaldas.com – jazidas@dicaldas.com
www.dicaldas.com/adeguimar
Agência Sebrae de Notícias (ASN Goiás): (62) 3250-2268

Fonte: Agência Sebrae de Notícias

  
  

Publicado por em