Com previsão de baixas temperaturas, inverno promete aquecer o turismo em Minas Gerais

Para aquecer os visitantes, diversas cidades mineiras preparam os festivais de inverno, tradicionais em Minas Gerais nesta época do ano

  
  

Chocolate quente, cobertor, caldos, vinho, quentão, fondue, montanhas, frio. São muitas as palavras que simbolizam o inverno. Para Minas Gerais, a estação também significa alta temporada turística. As previsões de um inverno rigoroso, com recorde na queda das temperaturas prometem grande fluxo de turistas nos principais destinos mineiros. Muitos deles acertam os últimos detalhes para receber o visitante durante os festivais de inverno. A Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais preparou uma série de dicas para quem quer viajar na época mais charmosa do ano.

De acordo com a secretária de Estado de Turismo, Érica Drumond, toda a cadeia produtiva do turismo está se preparando para receber o turista na próxima estação. “Em Minas Gerais a principal característica do mineiro, que é a de bem receber, poderá ser evidenciada em todas as regiões do Estado. Nos últimos anos, temos feito a promoção adequada de nossos principais produtos turísticos. Esperamos que neste inverno o visitante possa desfrutar de todos os nossos atrativos e gerar mais riqueza e renda para os nossos municípios”, afirma.

O inverno começa oficialmente no dia 21, mas com a aproximação do fenômeno El Niña – quando as temperaturas ficam abaixo do normal –, os mineiros já tiraram os agasalhos do guarda-roupas. De acordo com o coordenador do Minastempo e o doutor em meteorologia, Ruibran dos Reis, 2010 promete o inverno mais rigoroso dos últimos 25 anos. “Deverá ser um inverno úmido, com queda da temperatura máxima, sensação de frio durante todo o dia”, antecipa. O meteorologista afirma que a massa de ar polar deverá chegar em Minas no final de junho.

Festivais de Inverno

Para aquecer os visitantes, diversas cidades mineiras preparam os festivais de inverno, tradicionais em Minas Gerais nesta época do ano. Algumas cidades oferecem às comunidades e aos turistas vastas programações que contam com música, arte e concursos culturais.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana é considerado um dos melhores do país. Entre os dias 08 e 25 de julho, as cidades se unem para oferecer atividades nas áreas da música, literatura, artes cênicas, plásticas e visuais. O fórum acontece há 50 anos e atrai mais de 130 mil pessoas. Para aquecer os visitantes, o Festival vai contar com shows de Alceu Valença, Chico Cesar e Gabriel O Pensador. Em 2010, o evento homenageia o pintor e mestre barroco Athayde, que deixou no teto da Igreja São Francisco de Assis de Ouro Preto, uma de suas principais obras de arte.

Em Diamantina, o Festival de Inverno chega à 42ª edição em 2010. Entre os dias 20 e 29 de julho a cidade oferece programação diversificada, com destaque para as oficinas de artes audiovisuais, artes cênicas, artes literárias, artes musicais e artes plásticas. Este ano, os destaques são as palestras do ator Paulo José e o músico Arnaldo Antunes.

Sul de Minas

Considerado pelo site especializado viajeaqui.com e a revista Quatro Rodas como o melhor destino de inverno em 2008 e 2009 e como o melhor destino de romance do Brasil no ano passado, Monte Verde – distrito de Camanducaia – possui estrutura qualificada para receber o turista.

A estudante de direito, Gabriela Cunha Santos, diz que sempre que no inverno sempre viaja até o Sul de Minas. “Venho aqui desde 2008. Passear nesta região dá a sensação de estarmos na Europa”, compara.

Ainda de acordo com Ruibran dos Reis, “em 2010 a temperatura mínima em Monte Verde poderá ficar abaixo de zero grau em alguns dias do inverno”, analisa.

Outra cidade mineira conhecida nacionalmente devido aos registros de baixas temperaturas é Maria da Fé – a 486 km de Belo Horizonte, no Sul de Minas. De acordo com a Secretaria de Turismo de Maria da Fé, a expectativa é que a rede hoteleira de toda a região tenha 100% de ocupação durante a estação mais fria do ano, principalmente nos finais de semana.

Devido ao aumento no fluxo turístico durante este período, o município passou a organizar o Festival de Inverno, Artesanato & Design. Este ano, o evento acontece entre os dias 15 e 18 de julho, com exposições de artesanato, palestras, oficinas e apresentações culturais variadas.

Segundo a secretária de Cultura e Turismo do município, Ana Paula Torres, o movimento turístico já aumentou, uma vez que a cidade já registrou temperaturas abaixo de zero grau. “Na madrugada do dia 09, o termômetro marcou – 4º C na relva”, afirma.

Também merecem destaque no Sul de Minas os atrativos de Passa Quatro – o visitante pode fazer cavalgada entre as montanhas e os vales –, Itamonte – que permite o acesso ao Parque Nacional do Itatiaia – e Delfim Moreira – um dos maiores produtores de trutas do país.

Parques Estaduais

Pico da Bandeira, Serra do Rola Moça e Serra do Cipó são apenas algumas das opções para curtir o frio entre as montanhas. Localizado no Alto do Caparaó, o Pico da Bandeira fica a 2.892 metros de altura e é o terceiro ponto mais alto do país. O local também é uma das mais importantes áreas de preservação de Mata Atlântica do país.

De acordo com o presidente da Associação do Circuito Turístico Pico da Bandeira, Ronaldo Lopes Correa, a região possui uma infraestrutura adequada para receber os turistas. “O visitante tem a possibilidade de realizar confraternizações, tem boas opções de hospedagem e pode contar com serviços que incluem guias de turismo que podem conduzir os passeios com mais segurança”, destaca.

Com acesso facilitado e trilhas sinalizadas, o local é um dos destaques para curtir as baixas temperaturas contemplando a natureza. “Já testemunhei várias vezes o gelo nesta época do ano. Para quem gosta de frio, é um atrativo especial”, finaliza Ronaldo Correa.

Serviço:

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana
(31) 3559-1356/1357/1358
www.festivaldeinverno.ufop.br

Festival de Inverno de Diamantina
(31) 3409-6410
www.ufmg.br/festival

Festival de Inverno de Maria da Fé
(35)3662-1135
culturamf@yahoo.com.br

Informações sobre Monte Verde:
www.monteverde.org.br

Informações sobre o Circuito Pico da Bandeira:
ctpicobandeira@hotmail.com

Fonte: Governo do Estado de Minas Gerais

  
  

Publicado por em