Como comprar passagens de avião

Saiba qual a melhor data para comprar, a escolha da melhor poltrona, remarcação de passagens, o que fazer se o vôo atrasar ou mesmo se perderem sua bagagem

  
  
Eduardo Andreassi

Saiba a hora de comprar

• Segundo pesquisa feita pelo Instituto de Tecnologia da Aeronáutica (ITA), foram averiguados que os preços das passagens são menores entre 8hrs e 12hrs. À tarde o preço sobe.
• Compre com antecedência: Compre sua passagem de 45 dias antes da viagem
• Escolha o dia: Voar entre terça-feira e quinta-feira costuma ser mais barato. Segunda é o pior dia

Escolhendo seu lugar na aeronave

Procurando mais espaço, opte pela primeira fila de cada setor. Outro bom lugar e que inclusive a turbulência é menor, é sobre as asas e logo atrás das saídas de emergência – o banco do passageiro da frente não reclina e você terá mais espaço.

Como remarcar vôos

Em algumas situações é possível remarcar sem multa. Seis horas antes da decolagem, passageiros da Gol podem antecipar o vôo via telefone, no aeroporto ou pelo aplicativo da empresa. Na TAM, o cliente deve ir ao balcão de atendimento.
Mas fique muito atento: as passagens mais baratas geralmente são as que cobram as maiores taxas de remarcação.
Se perder o vôo, a situação se complica. A taxa de remarcação por “No - show” chega a ser abusiva. Informe-se na hora da compra, afinal, imprevistos podem acontecer.
Uma dica: Se possível, compre passagens flexíveis, o que da direito de remarcação sem pagamento de taxas. A única diferença de valores que você terá que pagar, se houver, é do preço do vôo praticado no dia escolhido.

Eduardo Andreassi

Problemas na viagem

• Prevenção - Se despachar objetos importantes, declare o valor deles ao fazer check-in. Em caso de perda, a empresa terá que pagar o valor declarado.
• Sumiço – A empresa tem até 30 dias para achar sua mala. Se não conseguir, deverá pagar uma indenização (valor calculado por quilo de bagagem e valor máximo).
• Furto – Sempre é bom abrir sua mala no aeroporto e ver se não falta nada. Havendo furto, você será indenizado com base na redução de peso da mala. Por isso, guarde seus comprovantes de bagagem e tudo que for possível.

Vôo atrasou – o que fazer?

Segundo a ANAC, dependendo do tempo de atraso as companhias aéreas devem oferecer no caso de:
• 1 hora de atraso - comunicação (telefone e acesso a internet)
• 2 horas de atraso – algum tipo de alimentação
• 4 horas ou mais – Acomodação, remarcação ou reembolso

Descrição
  
  

Publicado por em