Como curtir a folia do Carnaval com segurança

O Carnaval 2012 está chegando e o Brasil se prepara para receber os inúmeros blocos de rua que enchem de alegria os foliões, mas para cair na folia de maneira mais segura e evitar qualquer problema damos algumas dicas úteis

  
  
Confira algumas dicas básicas para se dar bem no Carnaval no quesito segurança

O Carnaval 2012 está chegando e o Brasil se prepara para receber os inúmeros blocos de rua que enchem de alegria os milhares de foliões de todos os cantos do mundo. E quando se fala em carnaval é difícil não lembrar das multidões que acompanham os desfiles, seja pelas ruas ou praças públicas. Mas para cair na folia de maneira mais segura e evitar qualquer problema convidamos o especialista em gestão de multidão, Fernando Saldanha, que nos deu algumas dicas úteis.

A primeira coisa a se fazer é tentar se familiarizar com o local. Para isso a dica é usar o googlemaps para conhecer o itinerário do bloco. Uma boa ajuda é obter essas informações através do nosso site de carnaval, onde os blocos estarão localizados por um mapa interativo.

Segundo Fernando, o que as pessoas devem procurar em eventos com grande quantidades de pessoas é ter o mínimo de conforto. “O conforto neste sentido deve ser pensado como o espaço de um guarda-chuva. Se a pessoa consegue obter esse mínimo de espaço no meio do bloco, com certeza irá se sentir mais segura”, afirma o especialista.

No entanto, sabemos que por vezes é difícil ter esse espaço ideal. A dica então é ter paciência e tolerância com esbarros ou encontrões, além de procurar acompanhar o ritmo do desfile. “O ideal é que as pessoas acompanhem o bloco no mesmo ritmo. Quando isso não acontece é comum que as pessoas sejam pressionadas e tenham desconforto”, comenta Fernando, que ainda diz que outra forma de evitar problemas é não largar nenhum tipo de objeto durante os blocos, pois estes representam obstáculos para quem vem atrás.

Para os blocos infantis, é imprescindível identificar as crianças com algum tipo de adesivo ou cartão, além de nunca sair de perto delas e evitar lugares muito cheios.

Dicas básicas para se dar bem no Carnaval de Rua
1- Fazer uma identificação prévia do local onde está e se familiarizar com ele.
2- Evitar locais onde esteja desconfortável. Caso se sinta preso ou pressionado, opte por se afastar um pouco do palco ou do trio elétrico.
3- Procurar localizar os organizadores (Agentes da Guarda Municipal e Polícia Militar). Estas pessoas estarão prontas para tirar qualquer dúvida, tais como: onde pegar um táxi ou transporte público e até onde estão os banheiros.
4- Evitar carregar mochilas ou grandes objetos, mesmo que adereços.
5- Preferir roupas com bolsos fechados para evitar perder objetos pessoais.
6- Levar apenas um documento de identidade.

Fonte: Rio Guia Oficial

  
  

Publicado por em

Janete

Janete

12/02/2012 02:11:27
Vvocês acreditam mesmo que em Salvador está tão inseguro assim? Ufa! Se assim for, o Brasil todo está inseguro!

Murilo

Murilo

07/02/2012 19:21:08
Como curtir a folia do Carnaval com segurança? É FACIL É SÓ FICAR LONGE DE SALVADOR COM A GREVE DA POLICIA, ESTÁ TENDO MUITAS MORTES E ARRASTÕES.

Daniela

Daniela

07/02/2012 18:19:23
Só não vá para Salvador!