Congresso de Angiologia movimenta turismo de eventos em Maceió

Evento que acontece de 21 a 25 deste mês atrai mais de dois mil participantes a capital alagoana

  
  
Teatro Gustavo Leite lotado na abertura do congresso

Maceió desponta como destino de grandes eventos e congressos. Entre os dias 21 e 25, o Centro Cultural e de Exposições Ruth Cardoso (Centro de Convenções) recebe o 38º Congresso Brasileiro de Angiologia e Cirurgia Vascular, com a participação de mais de 2 mil congressistas. São mais de mil trabalhos inscritos, 55 expositores, 56 palestrantes nacionais e 22 internacionais.

Toda a economia da cidade está movimentada com a realização do evento. Hotéis, restaurantes, empresas de turismo, taxistas, feiras de artesanato, e economia informal são diretamente afetados. De acordo o diretor da empresa Eventus System, organizadora do evento, Emmanuel Fontes, é difícil mensurar a quantidade de renda gerada em um evento desse porte, mas sabe-se que cada participante de congresso gasta, em média, 200 dólares por dia na cidade durante o evento, fora os gastos dos organizadores de congressos e feiras com toda a estrutura e montagem do congresso e área de exposições.

“Nos cinco dias de evento estamos ocupando 20 hotéis de Maceió, com congressistas, acompanhantes, representantes das empresas expositoras do evento e comissão do congresso, o que dá um total de quase 5 mil pessoas de todo o Brasil visitando o Estado nesta semana”, destaca Emmanuel.

O empresário acrescenta que, paralelamente ao evento, aconteceu de 14 a 20 deste mês, no Hotel Ritz Lagoa da Anta, o concurso para especialização médica, com 230 participantes. Ou seja, além dos cinco dias de evento, a cidade recebeu visitantes por mais seis dias, que permaneceram em Maceió para participar do congresso.

Para Emmanuel Fontes, empresário que atua há 36 anos na área de eventos e ‘turismo de congressos’, Maceió está pronta para receber esse tipo de atividade e tem boas perspectivas para outros eventos. “Maceió está bem estruturada, com bons hotéis, restaurantes, bares, e o Centro de Convenções, para receber grandes congressos e feiras”, ressalta Fontes.

Estudos e avanços da medicina

Um dos destaques do congresso será a participação de convidados internacionais. “São vinte e dois nomes de renomados médicos da especialidade já confirmados”, declara o presidente do congresso, Dr. Guilherme Pitta.

A interação multidisciplinar também estará em pauta nos cinco dias do evento. Serão apresentadas intervenções inéditas no mundo. Destaques para o lançamento de cirurgias de aorta aneurisma por vídeo, varizes pélvicas e endovascular. A programação cientifica chama atenção. Serão 13 palestras, 6 simpósios, 13 temas livre, 13 mesas-redondas e 4 cursos pré-congresso.

Entre os assuntos discutidos em Maceió, destaque para cirurgia de aorta, tratamento de pacientes com aneurisma de artérias, doenças arteriais periféricas, trombose venosa, trauma vascular, avanços e técnicas do tratamento vascular endovascular entre outros.

De acordo com Guilherme Pitta, sediar o evento foi uma vitoria da Sociedade de Angiologia e Cirurgia Vascular-Regional Alagoas. “Pela segunda vez, estamos realizando o encontro em Maceió. Há trinta anos, o doutor Dirceu Falcão, trouxe esse mesmo evento para cá. Foi um feito grandioso, e agora queremos fazer o mesmo, lógico, que contando com os avanços tecnológicos e o crescimento da rede hoteleira, de bares e restaurantes.”, finalizou.

Fonte: Secretaria de Turismo de Alagoas

  
  

Publicado por em