Conheça as belas cidades da Serra Gaúcha

Romantismo, aventura, vinhos, gastronomia e natureza fazem da Serra Gaúcha o destino ideal para os turistas, São tantas cidades que uma semana é pouco para conhecer as belezas de Gramado, Canela, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Bento Golçalves...

  
  
A infraestrutura turística bem desenvolvida e a diversidade de atrativos fazem da região roteiro ideal aos mais diversos públicos

Não fossem o clima, os vinhos, a arquitetura, a inconfundível paisagem e o ambiente bucólico e romântico, motivos mais do que suficientes para conhecermos a Serra Gaúcha, há o estilo único de hospitalidade de seus moradores, na maioria descendentes dos italianos e alemães que colonizaram a série de municípios que compõem a região.

A infraestrutura turística bem desenvolvida e a diversidade de atrativos fazem da região roteiro ideal aos mais diversos públicos e grupos, desde casais apaixonados até os viajantes mais aventureiros que buscam o esporte e o contato com a natureza.

Tudo isso regado aos melhores vinhos do país e ao sabor de uma gastronomia ímpar, inesquecível. Suspenda a dieta por uns dias.

Na Região das Hortênsias, está o principal destino da Serra: Gramado.

A cidade recebe visitantes o ano todo, conta com vasta oferta turística, comércio e eventos de projeção, inclusive internacionais. Destaques para o Festival Internacional de Cinema, o de Publicidade e festas que constam do calendário oficial, como o Natal Luz, a Chocofest e a Festa da Colônia.

A poucos minutos de Gramado está Canela, com belas áreas verdes e eventos o ano todo. O Parque do Caracol merece destaque, com suas trilhas ecológicas e a bela Cascata do Caracol, cuja vista mais bonita se tem no Parque do Teleférico. Às crianças recomenda-se o encanto da Aldeia do Papai Noel.

Hora do vinho. Dos parreirais de cidades como Bento Gonçalves, Carlos Barbosa, Caxias do Sul, Flores da Cunha e Garibaldi, “nascem” grande parte das melhores garrafas do país.

Em Bento Gonçalves, considerada a capital nacional do vinho, pode-se fazer passeios guiados pelas vinícolas, com direito a degustação. Lá e em toda região do Vale dos Vinhedos há opções de roteiros de turismo rural pelas propriedades agrícolas. Há ainda o rafting no Vale do Rio das Antas e o passeio de Maria Fumaça, que passa pelos municípios de Garibaldi – a capital do espumante – e Carlos Barbosa.

A bela Caxias do Sul disponibiliza ao visitante o Museu da Uva e do Vinho, além de contar com um aeroporto com voos diretos para Porto Alegre e São Paulo

A bela Caxias do Sul disponibiliza ao visitante o Museu da Uva e do Vinho, além de contar com um aeroporto com voos diretos para Porto Alegre e São Paulo.

Com vistas de tirar o fôlego, cânions e matas de araucária, cidades dos Campos de Cima da Serra, como Cambará do Sul, São Francisco de Paula e São Miguel dos Ausentes, são destinos ideais para os que buscam aventura.

Motivos não faltam para apreciar um fondue, destaque na fantástica gastronomia da Serra Gaúcha.

Mas e o frio? O frio só torna a viagem ainda mais bela e, aos que esquecerem a blusa, recomenda-se a visita a Nova Petrópolis e Farroupilha, cidades que se destacam pelo comércio de roupas, sobretudo, de lã.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em