Conheça as obras de Oscar Niemeyer São Paulo e Curitiba

O arquiteto Oscar Niemeyer, ao longo de sua vida, contribuiu com obras por diversas partes do País e do mundo. Em São Paulo e Curitiba, por exemplo, há diversos locais que valem a pena visitar

  
  
Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba (PR)

O arquiteto Oscar Niemeyer, ao longo de sua vida, contribuiu com obras por diversas partes do País e do mundo. Em São Paulo e Curitiba, por exemplo, há diversos locais que valem a pena visitar.

Em São Paulo, há o Edifício Copan – um dos mais importantes edifícios paulistas, situado na Avenida Ipiranga. Em formato que lembra uma onda, possui 35 andares, foi construído em 1951 e entregue em 1966. É considerado a maior estrutura de concreto armado do País.

Outras obras famosas em SP também foram projetadas por Niemeyer:
- Edifício Triângulo:
próximo à Praça da Sé, tem na entrada principal um painel de pastilhas de Di Cavalcanti;

- Edifício Montreal: localizado no centro, foi projetado em 1951 e inaugurado em 1954. Neste prédio, também há mosaicos de Di Cavalcanti;

- Memorial da América Latina: fica na Barra Funda e nele há um grande acervo de obras de arte e literárias;

- Sambódromo do Anhembi: onde são realizados os desfiles das escolas de samba paulistas;

- Projeto Arquitetônico do Ibirapuera: projeto que contemplou a Marquise, o Auditório, Palácio da Agricultura, Palácio das Exposições, Palácio das Indústrias e Palácio dos Estados.

Já em Curitiba, há apenas um monumento do arquiteto, projetado em 1967, que leva o nome de Museu Oscar Niemeyer. A construção chama tanta a atenção que já se tornou um dos principais pontos turísticos da cidade. Conhecido como MON ou Museu do Olho, devido ao formato do edifício, possui 35 mil metros quadrados de área construída e completou no mês passado 10 anos. Abriga um acervo de 3 mil peças.

Que tal aproveitar as férias de janeiro e fazer um passeio turístico cultural?

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em