Conheça Cerro Largo, a cidade de Dom Odílo Scherer e da Rota das Missões

Cerro Largo está localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina. A cidade gaúcha possui menos de 15mil habitantes e se destaca por estar na Rota das Missões e ser a cidade natal de Dom Odílo Scherer

  
  
Já no turismo, a cidade de Cerro Largo é conhecida por fazer parte da famosa Rota das Missões

A pequena e pacata Cerro Largo está localizada no noroeste do Rio Grande do Sul, na fronteira com a Argentina. A cidade gaúcha, distante quase 500 quilômetros de Porto Alegre (Capital), possui menos de 15 mil habitantes. Pouco conhecida da maioria dos brasileiros, ela poderá sofrer uma transformação histórica caso o seu mais ilustre habitante seja eleito Papa. Dom Odílo Scherer é Arcebispo de São Paulo desde 2007 e um dos mais cotados para assumir a vaga de Bento XVI, que renunciou ao papado no último dia 28 de fevereiro.

Segundo a prefeitura local, a cidade possui apenas dois hotéis e uma pousada. Cerro Largo tem um estilo de vida tipicamente gaúcho. Uma boa dica é comer um delicioso ‘churrasco à gaúcha’ que irá encontrar pelos poucos, porém aconchegantes, restaurantes da cidade. Ainda segundo a prefeitura, a cidade de Cerro Largo possui apenas cinco restaurantes e três bares. Outro destaque fica pelo preço das refeições, bem abaixo da média das grandes metrópoles.

Rota das Missões

Ao longo da Rota das Missões, que passa por 46 municípios, existem locais que devem ser obrigatoriamente visitados

Já no turismo, a cidade de Cerro Largo é conhecida por fazer parte da famosa Rota das Missões. O caminho que corta o Rio Grande do Sul chegando até o Uruguai é o grande destaque turístico da região. Aos aventureiros de plantão é uma oportunidade única seguir a Rota feita pelos jesuítas há mais de 400 anos.

Ao longo da Rota das Missões, que passa por 46 municípios, existem locais que devem ser obrigatoriamente visitados. O Sítio Arqueológico São Miguel Arcanjo é um exemplo. Por lá, foram encontrados vestígios arqueológicos de uma Missão fundada por Padres Jesuítas e Índios Guaranis em 1687. Desde 1983 o local é declarado Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Outro lugar que deve ser visitado por quem gosta de aventura é o Salto do Yucumã, na Rota das Missões. Ele possui 1.800 metros e é considerado o maior salto longitudinal do mundo. O que não falta é diversão e aventura para quem for conhecer a cidade e a região em que nasceu o brasileiro que esteve mais próximo de se tornar Papa. Ou quem sabe, do primeiro Papa brasileiro da história.

Há poucas opções para quem optar chegar à Cerro Largo de ônibus ou avião. Apenas uma empresa aérea faz a rota diariamente. A NHT Linhas Aéreas possui voos diários partindo de Porto Alegre, com escala em Santa Maria, até a cidade de Santo Ângelo. Depois, pode-se pegar um ônibus até Cerro Largo. Eles partem às 7h da manhã ou às 21h30 da noite.

Os aventureiros que forem direto de ônibus terão mais opções. São quatro empresas que fazem o transporte rodoviário diariamente. Partindo de São Paulo e Curitiba (Operadora Real), indo de Florianópolis (Operadora Reunida) e de Porto Alegre (Operadora Ouro e Prata).

Desenvolvimento em Cerro Largo

A típica tranquilidade de '''Cerro Largo''' pode acabar ainda esta semana. Caso o Cardeal Dom Odílo Scherer seja eleito Papa, a cidade ficará tão movimentada quanto Roma

Cerro Largo vem se transformando nos últimos anos. Com a chegada do campus da Universidade Federal da Fronteira Sul em 2010 e das centenas de estudantes que a Cidade recebe a cada ano, Cerro Largo passou por uma revolução. Veio a indústria, o comércio cresceu e a cidade passou por um ‘boom’ econômico. Porém, nada tira o ar interiorano dela. A Igreja matriz continua sendo o ponto de encontro de todos em Cerro Largo.

A típica tranquilidade de Cerro Largo pode acabar ainda esta semana. Caso o Cardeal Dom Odílo Scherer seja eleito Papa, a cidade ficará tão movimentada quanto Roma.

Segundo os principais jornais do mundo, juntamente com o brasileiro, há mais dois cardeais cotados para se tornarem o próximo Papa. Os arcebispos de Milão (Itália) e de Quebec (Canadá) são os outros favoritos na corrida para ser o novo Líder da Igreja Católica no mundo.

Dom Odílo Scherer

Cerro Largo está localizada na fronteira com a Argentina

O homem que pode se tornar o primeiro Papa brasileiro e americano da história nasceu, em 1949, na cidade de Cerro Largo, no Rio Grande do Sul. Viveu, no entanto, apenas a infância por lá. Dom Odílo Scherer cursou o primário em Toledo, no Paraná. Após isso, se mudou para Curitiba (PR) onde realizou os seus estudos preparatórios no Seminário “Menor São José”. Já em 1978 foi ordenado padre na cidade de Toledo e em 20 de março de 2007 foi nomeado Arcebispo de São Paulo pelo Papa Bento XVI.

O Brasil é a maior nação Católica do mundo. São cerca de 123 milhões de católicos, segundo dados do IBGE de 2010. A última vez que um Papa de não-europeu governou a Igreja Católica foi há mais de 1.300 anos, na Idade Média. Conhecido como Papa “Gregorius III”, ele era da Síria, e governou os católicos entre 731 e 741 D.C.

Serviço

Hotel Missões
Rua Dr. João Sebastiany, 401
Fone: (55) 3359 - 1283
E-mail: hotelmissoes@yahoo.com.br

Hotel Brasil
Rua Dr. João Sebastiany, 314
Fone: (55) 3359 - 1102
E-mail: hotel.brasilcerrolargo@hotmail.com

Pousada Casa Florida
Rua Major Antônio Cardoso, nº 1750
Fone: (55) 3359-1916

Distâncias
Santa Maria (RS) - 280 Km
Porto Alegre (RS) - 515 Km
Rio Grande (RS) - 638 Km
Florianópolis (SC) - 785 Km
Curitiba (PR) - 855 Km
São Paulo (SP) - 1.260 Km
Rio de Janeiro (RJ) - 1.680 Km
Brasília (DF) - 2.200 Km

Transporte Aéreo

NHT Linhas Aéreas
Fone: (55) 3313-6617
www.voenht.com.br

Transporte Rodoviário

Viação Ouro & Prata
Fone: 0800-0516216
www.viacaoouroeprata.com.br

Planalto Transportes
Fone: 0800 604 1832

Real Transporte e Turismo
Fone: (55) 3312-1495

Reunidas Transportes Coletivos
Fone: (55) 3312-1910
www.reunidas.com.br

Por Dennys Marcel

  
  

Publicado por em

Mafalda campos Soares

Mafalda campos Soares

20/03/2013 15:28:43
Torcemos tanto aqui em casa por um papa brasileiro, mas não foi desta vez. Desejamos que o papa Francisco faça um ótimo trabalho diante dos pobres, e os demais povos. Desejo ao Don Odilo Scherer muita saúde, e quem sabe na próxima, ele nos traz este reinado tão esperado pelos brasileiros.