Conheça Natal, a capital fundada em 25 de dezembro

Conhecida como terra das Dunas, Natal é famosa por suas 15h de sol diárias. Cercada por quilômetros de falésias e dunas, a cidade atrai cada vez mais turistas brasileiros e estrangeiros em busca de muito sol e locais paradisíacos

  
  
Suas dunas, praias e falésias juntamente com o sol brilhando em média 300 dias por ano fazem de Natal o local ideal para passar as férias de verão

Conhecida como terra do Sol e das Dunas, Natal é a capital do Rio Grande do Norte e ganhou este nome em homenagem a sua data de fundação. A cidade que serviu de aeroporto para aviões norte-americanos durante a 2ª Guerra Mundial, só foi fundada após uma batalha entre Portugal e Holanda pela região. Após a vitória portuguesa foi ordenado que uma cidade fosse erguida no local. Em pleno dia 25 de dezembro de 1599, a pequena vila de Natal surgia com suas belezas e encantos para o mundo.

Suas dunas, praias e falésias juntamente com o sol brilhando em média 300 dias por ano fazem de Natal o local ideal para passar as férias de verão. A cidade também foi eleita pelo Instituo Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) como o local com o ar mais puro das Américas. Tanto as falésias quanto o ar puro são o resultado de sua privilegiada posição geográfica, pois o Rio Grande do Norte fica, literalmente, onde o vento faz a curva no Brasil. Isso gera uma grande e forte corrente de ar que molda diariamente as falésias e dunas locais.

Outra característica de Natal oriunda do vento é o eterno céu azul. Graças aos fortes ventos, o céu está sempre sem nuvens e quando chove, minutos após o fim da chuva, o céu já está azul de novo.

Parque Ecológico Dunas de Genipabu

A região do Parque das Dunas de Genipabu é uma área de proteção ambiental está localizada a 20 quilômetros do centro de Natal

Considerado um dos principais cartões postais do Rio Grande do Norte, o Parque é formado por centenas de dunas, além de uma praia e uma lagoa. A região que é uma área de proteção ambiental está localizada a 20 quilômetros do centro de Natal. A diversão fica pelos passeios com camelos, bugies, além do popular "esquibunda".

Praias

Ponta Negra abriga o mais famoso ponto turístico do estado, a duna do Morro do Careca

Natal possui diversas praias paradisíacas, entre elas se destacam a Praia da Pipa, Ponta Negra e Genipabu. A Praia da Pipa é a mais famosa entre os turistas por suas águas cristalinas e mornas que são rodeadas por quilômetros de falésias, além de ter sido cenário da novela da rede Globo “Flor do Caribe".

Ponta Negra abriga o mais famoso ponto turístico do estado, a duna do Morro do Careca. Por mais que seja proibido descê-la de esquibunda desde 2004 para preservá-la, a duna que possui mais de 100 metros de altura é o local perfeito para uma foto de recordação da viagem a terra do sol. O nome "Morro do Careca" vem do fato da duna lembrar a cabeça de uma pessoa calva.

Por fim, a praia de Genipabu fica a 25 quilômetros do centro de Natal e atrai milhares de turistas todo ano em busca do famoso "aerobunda". Neste esporte típico de Natal, a pessoa desce a duna pendurado numa tirolesa até cair nas águas cristalinas de uma lagoa natural formada entre as dunas.

Parque das Dunas

Outro destaque do Parque das Dunas são os saguis que pulam de árvore em árvore e abrilhantam ainda mais este paraíso natural

Localizado dentro da área urbana de Natal, o Parque tem 1.172 hectares, além de possuir 269 espécies de animais livres pelo local. O Parque das Dunas possui um museu que expõe insetos da região, um parque infantil, além de lanchonetes. Outro destaque são os saguis que pulam de árvore em árvore e abrilhantam ainda mais este paraíso natural. A visita guiada no tradicional parque custa R$ 2 por pessoa. A entrada principal é pelo Bosque dos Namorados (Rua Alexandrino de Alencar).

Canto do Mangue
Localizado exatamente no ponto onde se encontram o oceano Atlântico e o Rio Potengi, o Canto do Mangue fica no bairro da Ribeira. Esta região é conhecida como um dos melhores pontos da cidade para assistir ao belíssimo pôr do sol de Natal. O Canto do Mangue também possui um local onde os pescadores atracam seus barcos e descarregam os frutos do mar, além de funcionar um "Mercado de Peixes".

Capitania das Artes

Localizado no histórico prédio da Capitania dos Portos, abriga o principal centro cultural do Rio Grande do Norte. O edifício em estilo neoclássico possui diversas lojas de artesanatos regionais, além de palco para shows e auditório para eventos. O centro cultural está localizado na Avenida Luís da Câmara Cascudo.

Hospedagem
De acordo com uma pesquisa realizada pela Empresa Brasileira de Turismo (Embratur), a cidade de Natal possui uma das mais baratas diárias do Brasil. Só existem duas cidades turísticas brasileiras que possuem valores mais baratos que Natal, são elas Foz do Iguaçu e Manaus. A média das diárias em Natal é de R$ 255.

Boas opções não faltam para os turistas e pode-se optar entre dezenas de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos. A dica é escolher a hospedagem o mais próxima possível da região turística que pretende conhecer.

  
  

Publicado por em