Cooperação fronteiriça será prioridade para o Mercosul

Delegações reafirmam compromisso em acelerar integração a partir das áreas de fronteira

  
  
Em reunião em Assunção, o ministro Pedro Novais discute integração do turismo no continente

Um dos assuntos tratados pelas delegações do Mercosul que estão em Assunção, Paraguai, para discutir a integração do turismo no continente, foi a cooperação entre os países. A intenção é avançar nos mecanismos administrativos nas fronteiras, buscando atuação conjunta com as autoridades governamentais, iniciativa privada, universidades e comunidades fronteiriças.

Não é a primeira vez que o Paraguai sedia esse tipo de discussão. Em 2010, o país organizou, pela primeira vez, o 7º Seminário Internacional de Turismo de Fronteiras – Frontur. Na ocasião, foram debatidas as peculiaridades e as dificuldades encontradas pelo turista nas fronteiras entre os países do Mercosul.

As autoridades do setor firmaram compromisso de colocar o assunto entre as prioridades de 2011 e a desenvolver a proposta apresentada pelo Paraguai, para consolidar um projeto de integração turística fronteiriça na região. O assunto foi resgatado durante a IX Reunião de Ministros de Estado de Turismo do bloco – RMTur, que aconteceu de 14 a 16 de maio em Assunção.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em