Curitiba: Capital Modelo completa 319 anos

Curitiba é uma metrópole planejada que abriga muito verde. Já alcançou o título de ‘Cidade Top Model’ em uma competição acirrada com muitas outras cidades europeias. E hoje, é chamada de ‘Capital Modelo’

  
  
O Museu Oscar Niemeyer é um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16mil m² destinados a obras de arte

Curitiba é uma metrópole planejada que abriga muito verde. Já alcançou o título de ‘Cidade Top Model’ em uma competição acirrada com muitas outras cidades europeias. E hoje, é chamada de ‘Capital Modelo’. Em uma mistura do futurismo explícito nas grandes obras com a tradição do passado, se mostra uma sociedade muito satisfeita com sua qualidade de vida, seus serviços e sua beleza.

No que diz respeito à temperatura, Curitiba é uma caixinha de surpresas. Por mais que esteja fazendo calor, é sempre válido levar um casaquinho na mala. Organizada e agradável, é considerada uma fatia europeu-brasileira. Com lindos jardins londrinos que contornam a metrópole coberta pelo aroma dos eucaliptos. Tem uma variedade de estátuas e monumentos espalhados pela cidade, lembrando a lendária e espanhola Barcelona.

Pensando no turista, a capital modelo tem a chamada ‘Linha Turismo’, considerada uma das melhores do país, com preço médio de R$ 20, leva quem a visita a um passeio pelos principais pontos turísticos da cidade em cerca de 2 horas e meia. Embora o roteiro comece na Praça Tiradentes, é possível começar o passeio em qualquer um dos pontos. Os vídeos com as informações são passados em três idiomas.

Outra opção é o tour pela ‘Linha Lampião’, um trajeto percorrido a pé e sem pressa por todos os caminhos históricos de paisagem urbana que foram marcados pelo passado. Ele inicia na Praça João Cândido e contorna 51 marcos.

Além do casaco, leve uma câmera fotográfica e registre o Teatro Guaíra, o maior teatro brasileiro, por exemplo. Ou então a Ópera de Arame, um gigantesco teatro transparente de 1648 lugares, construído sobre um lago e uma pedreira com estrutura de aço. Para apreciar um 360º da capital basta dar uma passada no Mirante da Telepar, com a altura de um prédio de 40 andares.

Os parques da cidade são outros atrativos que encantam os turistas, são muito agradáveis e bem mantidos. Entre eles o Parque Barigui, Parque Tanguá, Parque São Lourenço, Bosque do Parque João Paulo II (com mais de trezentas araucárias e uma saída para o gramado posterior do Museu Oscar Niemeyer.) e o Bosque Alemão (que conta com uma Biblioteca infantil – das 9 às 17h – e a Hora do Conto, quando são encenadas histórias infantis – sábados e domingos a partir das 14h). O Jardim Botânico é apreciado por sua bela estufa. O zoológico por sua vez, encanta crianças e adultos, e colado com o aniversário da cidade completou trinta anos.

Um trecho da história de Curitiba está no Mercado Municipal e na Catedral Basílica Menor com centenas de vitrais valiosos – uma perfeita réplica da Igreja da Sé, de Barcelona. O Museu Oscar Niemeyer é um dos maiores complexos de exposição do Brasil, com cerca de 16mil m² destinados a obras de arte. Tem ambientes como auditório, café e espaços para lazer.

Ópera de Arame, um gigantesco teatro transparente de 1648 lugares, construído sobre um lago e uma pedreira com estrutura de aço

A Praça Osório é uma das mais arborizada do centro de Curitiba, nela se encontra quadra poliesportiva, feira gastronômica e artesanal com produtos de ótima qualidade. Conta também com policiamento fazendo a ronda constantemente.

Rua das flores foi a primeira grande via pública exclusiva para pedestres do Brasil e é palco dos mais diversos artistas de rua. O bairro de Santa Felicidade é uma colônia típica de italianos e é considerado o polo gastronômico da cidade. Já pra quem curte as baladas, a Avenida Batel é o point e também conta com ótimos bares.

Fonte: MTur

  
  

Publicado por em