Curitiba é destaque em oito páginas do The New York Times

A revista do jornal The New York Times trouxe reportagem de 8 páginas sobre Curitiba. Com o título O Caminho para Curitiba, a cidade da reciclagem, o jornalista Arthur Lubow diz que Curitiba continua sendo destino de peregrinaçã

  
  

A revista do jornal The New York Times trouxe reportagem de 8 páginas sobre Curitiba. Com o título O Caminho para Curitiba, a cidade da reciclagem, o jornalista Arthur Lubow diz que Curitiba continua sendo destino de peregrinação de urbanistas de várias partes do mundo, fascinados com o sistema de transporte público, o programa de reciclagem de lixo e a rede de parques da cidade.

A reportagem do New York Times foi publicada na mesma semana que Curitiba ocupou espaço em diversos veículos de comunicação norte-americanos pela participação do prefeito Beto Richa na Cúpula Mundial das Grandes Cidades para o Clima, de 14 a 17 de maio, em Nova York. Os jornais destacaram o pronunciamento de Richa no painel de abertura da cúpula, no qual o prefeito disse que a batalha contra a mudança do clima será travada nas cidades.

Na reportagem do New York Times, produzida por Arthur Lubow após uma visita de 10 dias a Curitiba, a cidade é bastante elogiada, principalmente em relação às ações de preservação do meio ambiente. Lubow esteve em Curitiba em março, durante a reunião preliminar da COP9, a próxima Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica, que acontecerá na cidade de Bonn, na Alemanha, em 2008.

“A coincidência de a conferência do meio ambiente ser feita em Curitiba no mesmo período de minha visita é como ir a Milão quando a cidade abriga uma feira de design, ou ir a Bordeaux durante um festival de vinho”, escreveu Lubow. “Curitiba criou normas “verdes” (referindo-se às ações de proteção ambiental) antes de isto virar moda. Ambientalismo é o coração da identidade de Curitiba.”

Em suas impressões sobre Curitiba, Lubow disse que a cidade é muito limpa graças ao sistema de coleta de lixo e aos carrinheiros que coletam lixo para vender a centros de reciclagem. Lubow também descreveu o sistema de transporte de Curitiba e suas inovações que viraram modelo mundial.

O site www.greencarcongress.com, especializado em meio ambiente, deu destaque à presença do prefeito Beto Richa na Cúpula Mundial das Grandes Cidades para o Clima. O site reproduziu o pronunciamento de Richa que disse que a batalha contra a mudança do clima será travada nas cidades.

O site também citou a Linha Verde, apresentada por Richa em sua participação no painel. O site também relatou que Richa reduziu o preço da tarifa de ônibus e criou a tarifa domingueira de R$ 1,00, ações que aumentaram o uso do transporte público.

O semanário norte-americano New Yorker Observer também destacou a presença de Richa na cúpula e seu encontro com Michael Bloomberg, prefeito de Nova York.

Fonte: Alléttera Comunicação

Del Valle Editoria

Contato: vininha@vininha.com

Site: www.animalivre.com.br

  
  

Publicado por em