Curitiba é opção de turismo no inverno

O Museu Oscar Niemeyer, o Setor Histórico, a Torre Panorâmica e a Universidade Livre do Meio Ambiente são alguns dos pontos turísticos consagrados

  
  
Um dos roteiros turísticos mais conhecidos do Paraná, o Trem da Serra do Mar Paranaense tem saídas de Curitiba e é também uma ótima opção de passeio na cidade/Divulgação

Conhecida como a capital mais fria do Brasil, Curitiba

, no Paraná, é uma cidade para se visitar o ano todo. No inverno, no entanto, ela se torna ainda mais deslumbrante, apresentando diversos roteiros para quem deseja aproveitar o friozinho da estação.

A sensação de estar em outro país é recorrente. Em julho, a cidade ostenta uma temperatura mínima média de 8,4°C. É raro, mas Curitiba já registrou neve em inúmeras ocasiões de sua história e, com sorte, é possível presenciar geada por lá.

Para esse frio, a cidade apresenta diversos restaurantes, que servem de sopas a fondues. As opções são grandes e contemplam todos os bolsos e gostos. A forte presença de imigrantes ucranianos, poloneses, alemães e italianos na história de Curitiba influenciou e contribuiu muito para enriquecer a rica culinária local.

Além disso, diversos bares animam e esquentam as noites da cidade, estando muitos deles lado a lado na rua Bispo Dom José, no bairro do Batel.

Os inúmeros parques da cidade são excelentes opções para quem deseja observar o belo pôr do sol da estação. O entardecer é realmente muito bonito no inverno. O céu percorre várias tonalidades, indo do azul para o rosáceo, passando pelo violeta até chegar ao laranja. O Jardim Botânico e o Parque Tanguá são boas alternativas para este turismo contemplativo.

A Ópera de Arame é outro excelente ponto de visitação. Construído com uma estrutura de metais e acrílico sobre um lago e rodeado de cascatas, o espaço recebe inúmeros espetáculos artísticos e é uma atração por si só.

Outro ambiente cultural que merece destaque é o Teatro Paiol. Criado como um paiol de pólvora no início do século XX, foi transformado nos anos 1970 em teatro, sendo inaugurado por Vinícius de Moraes.

Um dos roteiros turísticos mais conhecidos do Paraná, o Trem da Serra do Mar Paranaense tem saídas de Curitiba e é também uma ótima opção de passeio na cidade. O trem sai todas as manhãs para Morretes e, aos domingos, vai até Paranaguá.

Operada pela Serra Verde Express, a viagem tem retorno no mesmo dia e leva os passageiros por belas paisagens compostas por altas montanhas, cachoeiras, rios, represas e uma vasta vegetação.

Quem tiver tempo, Curitiba ainda reserva muitas opções de passeio. O Museu Oscar Niemeyer, o Setor Histórico, a Torre Panorâmica e a Universidade Livre do Meio Ambiente são alguns dos pontos turísticos mais consagrados da região e também merecem uma visita.

Visite: wwww.revistaecotour.com.br

Fonte: Fernando Aquino

  
  

Publicado por em