Curta Pernambuco Conquista o Brasil

Projeto capitaneado pela Setur-PE e Empetur ultrapassou em 200% a meta inicial desde o seu lançamento em outubro e já atingiu mais de 170 mil usuários

  
  
Curta Pernambuco

Em menos de um mês são mais de oito mil usuários. Por dia, são 320 novos curtidores. Por hora, mais de três pessoas interagem na página. Elencar esses números não é sem razão, principalmente, quando estamos falando de um projeto pioneiro no turismo brasileiro, o "Brasil, Curta Pernambuco". Com duração de um ano, a ação, que é totalmente online, foi lançada na ABAV 2011, foi à FIT, na Argentina, e continua ganhando a adesão e simpatia dos internautas.

A cada postagem na fanpage do projeto, por exemplo, mais de 1,2mil pessoas são impactadas com as informações publicadas. “Quando falamos do impacto das postagens estamos fazendo com que as pessoas consumam’Pernambuco de uma forma direta e exclusiva”, comenta o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

Os números da página impressionam pela rapidez com que o projeto conseguiu angariar, em tão pouco tempo, novos usuários e pessoas que curtem Pernambuco. “Além da atualização de conteúdo online, estamos realizando uma forte campanha publicitária totalmente segmentada. Estamos atingindo, diretamente, as pessoas que consomem Pernambuco enquanto destino turístico”, comemora Feitosa. Após a campanha publicitária no facebook foram mais de 5 mil pessoas impactadas com informações sobre Pernambuco.

A campanha atingiu brasileiros moradores das cidades de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Ribeirão Preto (SP), Campinas (SP), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Maceió (AL), Belo Horizonte (MG). “Selecionamos um mailing direto com internautas que já utilizaram tags de Pernambuco ou já curtiram algo relacionado ao Estado. Com isso temos um retorno de 100% de tudo que foi investido”, comemora Feitosa.

A maioria dos posts do Curta Pernambuco versam sobre o universo cultural, gastronômico, econômico e turístico do Estado. Fala-se sobre curiosidades, expressões culturais e iguarias gastronômicas só encontradas em Pernambuco. “Num post sobre Literatura de Cordel, por exemplo, obtivemos mais de 30 curtições e mais de 100 pessoas impactadas. O mesmo para o post sobre o nosso ‘pernambuquês’. Foram mais de 30 usuários falando sobre isso assim que fizemos a publicação na página. Isso mostra que as pessoas gostam de Pernambuco”, finaliza o secretário.

O Curta Pernambuco começou com a customização de uma fanpage no Facebook sobre Pernambuco e o lançamento de um advergame,– um game publicitário em que os curtidores podem interagir com cinco destinos do Litoral, do Agreste e do Sertão: Recife e Olinda, Fernando de Noronha, Porto e Galinhas, Caruaru e Petrolina. “Nossa ideia é conquistar os milhões de brasileiros que estão na internet e que se utilizam dessa ferramenta para planejar as férias, fazer reserva em hotéis e também escolher para onde desejam viajar”, comenta o secretário de Turismo de Pernambuco, Alberto Feitosa.

Uma das principais premissas do projeto BRASIL, CURTA PERNAMBUCO é a interatividade. A fanpage, por exemplo, contém informações sobre Pernambuco e espaço para download de fotos e vídeos sobre as belezas turísticas do Estado. Os usuários são recepcionados por um mapa interativo que contém informações estratégicas de cada um dos destinos pernambucanos.“Interação e envolvimento. Essas são as palavras que melhor designam esse projeto. Nossa meta é fazer com que o internauta conheça e se relacione com o nosso Estado através das redes sociais”, ressalta presidente da Empetur, André Correia.

Além de coletar informações sobre o Estado, o turista pode montar o roteiro de passeio em Pernambuco conhecendo as atrações que cada destino dispõe. “”A fanpage funciona não só como uma fonte para divulgação, mas como algo orgânico em que o próprio turista pode indicar bons locais a outros usuários, funcionando quase como um fórum”, completa o presidente da Empetur.

EMBAIXADORES E AÇÕES COM BLOGUEIROS
Serão eleitos os blogueiros mais influentes e, de cada um dos estados que serão visitados pela ação, será escolhido um embaixador. Eles virão a Pernambuco em um famtour, conhecer os destinos com um roteiro personalizado, montado de acordo com o perfil de cada um dos escolhidos. Eles irão atualizar seus blogs com informações sobre o Estado, despertando em seus leitores o desejo de conhecer os mesmos pontos turísticos. Os famtours irão totalizar 1,8 mil horas de ação promocional in loco.

“Teremos um impacto direto em nosso turismo. Além de reforçar a imagem institucional do Estado, vamos aumentar o nosso potencial para sediar a Copa de 2014, potencializar a imagem positiva das nossas cidades dentro e fora do país”, finaliza Correia.

Fonte: Governo de Pernambuco

  
  

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